Pci, Usb ou Firewire?

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Fabricio ogrodoviski
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2008, 10:26

Pci, Usb ou Firewire?

Mensagem por Fabricio ogrodoviski »

Olá Galera, Gostaria de saber em qual destes sistemas eu terei uma taxa de transferencia (Kbps) mais veloz.Será que alguém pode me ajudar? Desde já agradeço a atenção de todos. abraço
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Pci, Usb ou Firewire?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Fabrício,

Em teoria, é possível medir a taxa de transferência máxima de cada um destes barramentos, calculada a partir do clock, número de bits etc.

Na prática, a implementação dos protocolos de comunicação são muito mais complexas e é difícil estimar a taxa real, pois há muito "overhead" - bytes de controle, sincronismo, interrupções do sistema. O driver do dispositivo acaba tendo uma grande influência na performance.

Para maior flexibilidade e mobilidade, eu não utilizaria PCI.
Firewire é definitivamente mais rápido, podendo suportar maior quantidade de canais simultâneos e taxas de amostragem maiores. Mas se a interface não possui muitos canais, USB pode dar conta do recado sem nenhum problema.

A CPU do sistema deve ser suficientemente rápida para não se tornar um gargalo. Aí vc pode abaixar o tamanho do buffer da interface até o ponto onde o áudio começa a falhar e aumentar gradativamente o buffer (tempo de latência) para uma boa relação entre latência e desempenho.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Fabricio ogrodoviski
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2008, 10:26

Re: Pci, Usb ou Firewire?

Mensagem por Fabricio ogrodoviski »

Dennis mto obrigado por ter compartilhado seu conhecimento, valeu um abraço.
Responder