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Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Áudio Analógico e Equipamento de Áudio (AEP130)

Autor Mensagem
 Título: Filtros Analógicos e Digitais
MensagemEnviado: 31 Out 2007, 17:20 
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Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Mensagens: 10
Localização: São Paulo, Brasil
Olá,

Durante nossa aula de Áudio Analógico e Digital na OMiD, alguns alunos tiveram dúvidas em relação ao funcionamento dos Filtros utilizados em EQ, por exemplo.
A dúvida em questão é: Todos os Filtros (tanto os analógicos, quantos os digitais) utilizam Delays para criar defasagem e assim filtrar as frequências?

Abraço,

_________________
Marcelo Monteiro


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 Título:
MensagemEnviado: 01 Nov 2007, 23:27 
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Registrado em: 30 Out 2007, 13:56
Mensagens: 3
Nos filtros analógicos a filtragem é feita pela passagem do sinal de áudio por um circuito de ressonância (circuito RC). Este circuito pode ser comparado a uma cavidade ressonante acústica. A defasagem ocorre naturalmente neste circuito elétrico ressonante (causado pelo tempo de carga-descarga do capacitor da rede RC).
O delay de áudio analógico faz uso de outros circuitos para causar o retardo do sinal (por exemplo, o uso de um circuito integrado do tipo "brigada de balde").

Nos filtros digitais a filtragem é feita por um programa (seja em software ou hardware) de DSP (digital signal processing) por meio de um algoritmo de convolução, que por sua natureza, não afeta a fase do sinal. O delay pode ser ou não implementado (outro algoritmo) de acordo com o "gosto do freguês".

_________________
Pedro Machado
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br


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 Título:
MensagemEnviado: 04 Nov 2007, 18:52 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Outro tipo de filtro digital chama-se FIR (Finite Impulse Response). Através dessa técnica, pode-se conseguir regiões de corte bastante abruptas, difíceis de serem conseguidas através de outros tipos de filtros que normalmente limitam-se em 6 ou 12dB/oitava de corte.

Isso é conseguido através de pequenos DELAYs no projeto do filtro. Assim como o fenômeno de comb-filtering, em determinadas frequências o sinal é cancelado (filtrado) e rapidamente deixa de ser cancelado fora dessas frequências. Pode ser útil para equalizações NOTCH ou passa-altas precisos.
Filtros FIR também usam DELAYs para gerar saídas de fase-linear - ou seja, sinais sem distorção de fase.

Porém nem todos os filtros baseiam-se em delays.
Também é verdade que a maioria dos filtros analógicos gera delays (defasagens) nas saídas.

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


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 Título:
MensagemEnviado: 26 Nov 2007, 10:57 

Registrado em: 26 Nov 2007, 09:33
Mensagens: 2
Localização: Vila Velha/ES
Olá pessoal.

Este é meu primeiro post e quero aproveitar para esclarecer uma dúvida antiga.

Pedro Machado escreveu:
Nos filtros digitais a filtragem é feita por um programa (seja em software ou hardware) de DSP (digital signal processing) por meio de um algoritmo de convolução, que por sua natureza, não afeta a fase do sinal.


Pelo que entendi, então os EQ's digitais não apresentam problemas de atraso de grupos, é isso?

[]'s

_________________
David Fernandes
AES 47031
ABPÁudio 1040298


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 Título:
MensagemEnviado: 26 Nov 2007, 14:01 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Bem-vindo ao nosso fórum !

Na verdade, a maioria deles apresenta sim problemas de fase....
Alguns EQs digitais possuem algoritmos de fase-linear e não geram distorções, embora possam apresentar um atraso entrada-saída (latência) que deve ser corrigido para evitar problemas subsequentes na mixagem com outras trilhas.

É seguro afirmar que em alguns anos, conforme o poder de processamento e inteligência dos algoritmos evoluam, os filtros de fase-linear sejam cada vez mais acessíveis e populares.

Mas há também a questão da "assinatura sônica" que muitos modelos de EQ tradicionais imprimem no áudio e que, de certa forma, são desejáveis por muitos engenheiros e produtores. Eles se acostumaram com as "distorções" de fase desses equipamentos e provavelmente seguirão explorando essa característica.

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


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