Slew Rate e Phase Shift

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Slew Rate e Phase Shift

Mensagem por OmidBurgin »

Para iniciar a discução deste forum gostaria colocar uma pergunta, que uns alunos da <b>OMiD international audio academy</b> fizeram para mim:

No meu Masterclass de Audição Crítica avaliamos os amplificadores e a sua performance geral dentro do sistema de reprodução audiofila. Vimos que os amplificadores são responsaveis para a reprodução correta do envelope e que um slew rate rapida resulta em um som com mais punch com transientes mais limpas, quando uma resposta lenta de transientes resulta em um som desfocado, em relação aos ataques e transientes. Também sabemos que phase distortion ou phase shift pode ter um efeito simliar.

O que é slew rate e como você pode medir isso?
O que é phase distortion ou phase shift e como você pode medir isso?

Obrigado!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Pedro Machado
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Out 2007, 13:56

Slew Rate e Phase Shift

Mensagem por Pedro Machado »

O Slew Rate é a taxa de variação da tensão do sinal de saída do amplificador por unidade de tempo (dV/dt) e as unidades mais comuns são V/ms (volts por milisegundo) ou V/us (volt por microsegundo). A medição pode se feita com um gerador de ondas quadradas ou pulsos na entrada de sinal do amplificador e um osciloscópio na saída do amplificador (com carga).

O phase shift é ema defasagem da fase do sinal de saída em relação ao sinal de entrada do dispositivo de áudio. Sua medida pode ser feita conectando a entrada do aparelho a um canal de um osciloscópio de duplo traço e a saída no segundo canal do osciloscópio. A unidade de medida pode ser dada em angulos 0-360 graus ou em radianos 0-2pi.
Pedro Machado
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Complementando a excelente explicação do Pedro, o ideal é que o amplificador tenha o maior slew rate possível, para conseguir reproduzir o áudio assim como ele ocorre na natureza (<strong>acústica</strong>).

Outra medida importante em relação aos transientes é a taxa de amortecimento (damping factor) do sistema de áudio, que é a relação entre as seguintes impedâncias (resistências nesse caso): caixa <strong>acústica</strong> / amplificador. Quanta maior essa relação, maior a capacidade do amplificador em controlar movimentos não-desejáveis do cone do driver.
A resistência de saída do amplificador pode ser medida e NÃO É o valor que encontramos na saída dele (4 ou 8 ohms, por exemplo).

Sobre phase-shift, há alguns plugins que podem ser utilizados para se comparar a fase de dois canais de aúdio dentro do computador, da mesma maneira que um osciloscópio. Eles são conhecidos como Estereômetros ou Correlacionômetros.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder