SPL = Sound pressure level.
Ou seja, a variação média de pressão atmosférica do som. Normalmente medida em dB SPL, onde 0dB SPL é o limiar da audição, 120dB SPL equivale a um som bastante alto e 140dB SPL = limiar da dor.
Portanto, SPL tem relação com percepção de volume.
Existe sim uma relação com frequência, porém no sentido que não "escutarmos" muito bem as frequências extremas. Principalmente os extremos graves.
Isso significa que um som gave de 100dB SPL soará menos intenso do que um som médio de 100dB SPL.
Por isso, muitas vezes usamos as escalas dBA ou dBC, que "corrigem" a nossa percepção de volume e indicam valores que se relacionam melhor com a percepção de volume.
No entanto, um <b>microfone</b> não tem o comportamento do nosso ouvido.
120dB SPL é 120dB SPL, idependente da frequência. Por isso termos que estar atentos ao SPL real ao qual o <b>microfone</b> está submetido. Na verdade, alguns <b>microfones</b> suportam SPL menores nas baixas frequências, ou seja, sons graves relativamente baixos podem danificá-lo.
Alguns <b>microfones</b> possuem PADs de atenuação (-10dB ou -20dB) que permitem a captação de sons mais altos, sem apresentar distorção. Mas note que essa atenuação se dá no circuito eletrônico dele, e não na membrana física, que tem um limite absoluto de SPL para não ser danificada.
Estude a especificação técnica do manual do <b>microfone</b> para saber qual o SPL máximo que ele pode captar. Alguns mics de fita suportam SPLs bem altos (125dB ou mais). Repare que muitas vezes o problema não é o SPL na onda sonora, mas sim o fluxo de ar na membrana. Por isso, procure usar protetores, como filtros anti-pop e windscreen. Nunca assopre um mic de fita para testar se está funcionando !
Veja este PDF interessante:
http://www.wesdooley.com/pdf/4038C.pdf
Abraços
Dennis