microfone de fita - Ribbon

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
Cacá Morales
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Dez 2007, 13:20
Localização: Campinas
Contato:

microfone de fita - Ribbon

Mensagem por Cacá Morales »

All, estou notando o (re)surgimento dos <b>microfones</b> de fita e gostaria de saber mais sobre suas aplicações. Vi, em alguns videos no You Tube, cantores gravando em estúdio com esse tipo de mic e estou pensando em colocar um ribbon na minha lista de desejos. Vale a pena? Lembrando que o uso é exclusivamente para voz (locução).

[s] e obrigado a todos.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Eu acho interessante ter um <b>microfone</b> de fita, principalmente se a sua aplicação é locução.
Tradicionalmente, eles eram utilizados nas rádios, por possuirem um som "aveludado".
A fita é uma mebrana bem fina e leve, portanto esse tipo de <b>microfone</b> tende a ser extremamente sensível.
Por um lado, captando detalhes, por outro, sendo críticos quanto a SPL altos e choques.
Provavelmente por isso foram abandonados por um tempo.
Os novos modelos estão voltando à popularidade por terem maior resistência e durabilidade, trazendo as característica sônicas da fita.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Cacá Morales
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Dez 2007, 13:20
Localização: Campinas
Contato:

Mensagem por Cacá Morales »

Dennis Zasnicoff escreveu:Eu acho interessante ter um <b><b>microfone</b></b> de fita, principalmente se a sua aplicação é locução.
Por um lado, captando detalhes, por outro, sendo críticos quanto a SPL altos e choques.
Dennis, é justamente o SPL que me moveu a postar essa dúvida. Em gravações de varejo, onde o tom é muito alto, o Ribbon vai certamente estourar a onda. Atualmente uso o C3000B que suporta muito bem. Aproveito para perguntar: SPL tem relação com frequência? Ou é pura e simplesmente (P)pressão? Existe algum gráfico de SPL?


[s] e boa semana,
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

SPL e microfones de fita

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

SPL = Sound pressure level.
Ou seja, a variação média de pressão atmosférica do som. Normalmente medida em dB SPL, onde 0dB SPL é o limiar da audição, 120dB SPL equivale a um som bastante alto e 140dB SPL = limiar da dor.
Portanto, SPL tem relação com percepção de volume.

Existe sim uma relação com frequência, porém no sentido que não "escutarmos" muito bem as frequências extremas. Principalmente os extremos graves.
Isso significa que um som gave de 100dB SPL soará menos intenso do que um som médio de 100dB SPL.
Por isso, muitas vezes usamos as escalas dBA ou dBC, que "corrigem" a nossa percepção de volume e indicam valores que se relacionam melhor com a percepção de volume.

No entanto, um <b>microfone</b> não tem o comportamento do nosso ouvido.
120dB SPL é 120dB SPL, idependente da frequência. Por isso termos que estar atentos ao SPL real ao qual o <b>microfone</b> está submetido. Na verdade, alguns <b>microfones</b> suportam SPL menores nas baixas frequências, ou seja, sons graves relativamente baixos podem danificá-lo.

Alguns <b>microfones</b> possuem PADs de atenuação (-10dB ou -20dB) que permitem a captação de sons mais altos, sem apresentar distorção. Mas note que essa atenuação se dá no circuito eletrônico dele, e não na membrana física, que tem um limite absoluto de SPL para não ser danificada.

Estude a especificação técnica do manual do <b>microfone</b> para saber qual o SPL máximo que ele pode captar. Alguns mics de fita suportam SPLs bem altos (125dB ou mais). Repare que muitas vezes o problema não é o SPL na onda sonora, mas sim o fluxo de ar na membrana. Por isso, procure usar protetores, como filtros anti-pop e windscreen. Nunca assopre um mic de fita para testar se está funcionando !

Veja este PDF interessante:
http://www.wesdooley.com/pdf/4038C.pdf

Abraços
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

Olá Dennis;

Existe alguma literatura que vc recomende para melhor compreensão dessas "convenções" de unidades de medida de volume?

Pode até parecer besta, mas, sempre que leio algo do tipo fico confuso... SPL, AVG, 83db, 6db... até que assimilo um pouquinho, mas gostaria de compreender esse conceito mais profundamente...

Grato
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Esses conceitos não são tão simples...
Em nossos cursos, normalmente os alunos precisam de cerca de 10 horas/aula para dominarem o assunto. Mas não esquecem mais !!!

O "Mater Handbook of Acoustics" do F. Alton Everest é bastante completo.
Mas acho legal você começar por conceitos de decibel e ondas sonoras.
Há diversos sites em português que podem ajudar. Até mesmo o wikipedia.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder