Página 1 de 1

Gravações de Percussão

Enviado: 06 Mar 2009, 01:26
por Jônatas Renan
Pessoal,

Existe alguma literatura ou informações úteis para que possam guiar os meus passos na gravação de linhas de pandeiro, tantã e surdo. Qual seria o tipo de <b>microfone</b> indicado, etc.

Grato.

Re: Gravações de Percussão

Enviado: 17 Mar 2009, 13:10
por Dennis Zasnicoff
Olá Jônatas,

Talvez mais importante do que o tipo de <b>microfone</b>, seria você se atentar para os seguintes fatos:

- Tipicamente, o pandeiro se movimenta muito durante a performance. Então faz sentido pensar em um <b>microfone</b> menos direcional (<b>cardióide</b> OK, omni ótimo, evitar super e hiper-<b>cardióide</b>) e mais afastado do instrumento. Obviamente, deve-se considerar outros intrumentos simultâneos, vazamentos, <strong>acústica</strong> da sala etc. <b>condensadores</b> tendem a captar mais detalhes, ataque e nuances do pandeiro.

- Instrumentos como tantan e surdo podem gerar altos SPLs e fluxos de ar. Portanto, procure usar mics que aceitem altas pressões e cuidado com o fluxo de ar diretamente sobre a cápsula. Preferência para os <b>dinâmicos</b>. <b>microfonações</b> dentro do instrumento são mais sensíveis ao posicionamento e naturalmente reforçam os graves. <b>microfonações</b> externas tendem a soar mais naturais.

Abs,
Dennis