compressor Tube COmposer T1952

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
Tin Mcool
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mar 2008, 17:57

compressor Tube COmposer T1952

Mensagem por Tin Mcool »

Pessoal comprei um o <b>compressor</b> Tube Composer T1952 DA bEHRINGER e estou com enorme dificuldade em algo que sei que deve ser muito simples: O THRESHOLD, isso pq em todo lugar que eu li, o THRESHOLD vinha do infinito para zero, então voc vai lá e coloca por exemplo -6 e ratio 2:1 e por exemplo o sinal de entrada é de -4, acaba ficando -7, porém no T1952 o threshold vai de -40 a +20, eu absolutamente não sei como estabelecer a relaçaõ neste aqui...+20 é 0?Ou seja o limite para distorção?

Help ME!!!!!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: <b>compressor</b> Tube COmposer T1952

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Tin,

o THRESHOLD indica ao <b>compressor</b> a partir de que nível ele deve começar a agir.
No seu exemplo, se o threshold está em -6dB e o sinal possui um nível de -4dB, então ele está 2dB acima do threshold. Se não houvesse compressão, a saída seria -4dB. Porém, como existe uma compressão de ratio 2:1, todo sinal que estiver acima do threshold será comprimido pela metade. Assim, a saída deveria ser -5dB (-4dB + (2dB/2)).

A escala utilizada pelo botão de threshold pode variar de equipamento para equipamento. Em áudio digital, normalmente ela varia de 0dBFS (nível máximo) a -infinito.

Em áudio analógico, e escala representa voltagens. No seu equipamento, -40 e +20 provavelmente se referem a -40dBu e +20dBu. A relação entre esta voltagem (que entra e sai do seu <b>compressor</b>) com o nível digital dentro do Software dependerá do ganho da sua interface de áudio. Por exemplo, muitas interfaces profissionais trabalham com um nível nominal de +4dBU e um limite de +22dBu. Portanto -4dBU representa -18dBFS e +22dBu equivale a 0dBFS.

Supondo que o sinal que chega no seu <b>compressor</b> também esteja em torno desta faixa (+4dBu), o threshold seria ajustado em -5, -6, -7, -8dBu etc.

Abs!
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Tin Mcool
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mar 2008, 17:57

Re: <b>compressor</b> Tube COmposer T1952

Mensagem por Tin Mcool »

Olá Denis,

Gravo da seguinte forma: mic, pré-mic MC2200 da berhinger, o <b>compressor</b> e depois a placa, que é uma edirol fa66, preciso saber então qual é o nível de ganho minimo e máximo do pré-mic, ou tenho que me guiar pelo da placa, que fica por último?

Aliás aproveitando aqui: é melhor ela ficar depois do comp?

Obrigadão!!!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Estrutura de Ganho

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Esse ajuste de cada elo é a famosa estrutura de ganhos.

Primeiro você deve regular o ganho do MIC, se ele possuir um PAD. Se a fonte sonora é muito alto, o PAD do <b>microfone</b> evitará distorção do amplificador interno.

O segundo passo é ajustar o ganho do pré, que depende não só do que vem depois mas, principalmente, do nível de sinal enviado pelo <b>microfone</b> (sensibilidade e fonte sonora).
O ideal é que o pré chegue próximo ao seu nível máximo de operação nas passagens mais altas da captação. Normalmente isso é monitorado pelo medidor do pré ou por algum LED de saturação que ele possua. Este LED deve piscar momentaneamente somente nas passagens mais altas. Dependendo do modelo, melhor que ele nem acenda.

Nesse ponto, o pré estará operando na zona de conforto e a saída dele deverá ser compatível com o próximo equipamento. No caso, o <b>compressor</b>.

O ajuste do <b>compressor</b> depende totalmente do efeito que você deseja imprimir ao áudio.
Por isso muitos <b>compressores</b> possuem ajustes de entrada e de saída. Assim, você pode escolher o ganho de entrada (e/ou threshold), aplicando compressão na região que deseja e ajustar o nível de saída de acordo com a sensibilidade do próximo elo, a interface.

Não existindo ganho de saída, ajuste a compressão como deseja (monitorando os medidores do <b>compressor</b> para visualizar quando e como a compressão está ocorrendo) e juntamente com os ouvidos escolha a melhor configuração. Normalmente, ele fornecerá uma saída compatível com um bom nível de gravação digital. Se não for o caso, procure ajustar o ganho de entrada da interface, se ela possuir este recurso.

O seu esquema de conexão está correto. O uso de um <b>compressor</b> analógico para gravações só faz sentido antes da interface, antes que o sinal seja convertido em digital. Se ele for usado depois (como insert da pista), ele não impedirá clipping, somente funcionará como um <b>compressor</b> normal (que poderia ser um plugin).

Como a idéia do <b>compressor</b> na gravação é impedir o clipping, provavelmente o threshold será bem alto e o ratio também.

NOTA: Se vc está gravando em 24 bits, com boa qualidade de áudio e baixo ruído, não há muita necessidade de comprimir antes de gravar. Recomendaria gravar sem <b>compressor</b>, somente ajustando a saída do pré para que as passagens mais altas não ultrapassem 0dB dentro do Software. Depois de gravado, o áudio pode ser comprimido para monitoração e/ou <b>mixagem</b>, dentro do computador ou utilizando o seu comrpessor analógico como insert.

Boas gravações !

Abs,
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder