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Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Áudio Analógico e Equipamento de Áudio (AEP130)

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 Título: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
MensagemEnviado: 04 Jul 2008, 17:33 
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Registrado em: 16 Jun 2008, 14:20
Mensagens: 11
Olá galera de forum fenomenal!!! Passei muito tmposó lendo os tópicos e já vi que tem umas feras fora de série a quem chamarei de PROFESSORES...
Entaum eu postei esse topico pra saber em relação aos pre-amps e qual a importancia noproduto final a diferença entre mesas de marcas diferentes e se é melhor usá-lo separadamente valvulado ou naum. Bom me ajudem nessa duvida quero tbm comentarios de comparação de quem ja mudou de prés vlw...


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 Título: Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
MensagemEnviado: 07 Jul 2008, 00:50 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Olá Glauber, seja bem-vindo !

Olha, eu arriscaria dizer que o impacto do pré numa gravação é tão ou mais importante do que o microfone.

As diferenças são normalmente bastante audíveis, considerando que o resto da cadeia de sinal é de qualidade similar (cabos, microfone, monitoração).

Já experimentei valvulados literlalmente horríveis e transistorados excelentes.
Prefiro não generalizar quanto ao tipo de componente ativo, depende muito do projeto e qualidade dos componentes.
De fato, os prés classe A tendem a ser mais transparentes e com melhor qualidade de áudio.

Válvulas tendem a oferecer uma saturação mais agradável, que por outro lado é bastante irritante e audível nos transistores. Mas isso é apenas um dos detalhes e o resultado final varia muito de modelo para modelo.

Os prés se tornam particularmente críticos quando há demanda por transientes rápidos e limpos.
Por isso é interessante testar um kit de bateria para comparar modelos.
No outro extremo da dinâmica, o ruído de fundo (aquele medido/monitorado quando o pré está com o ganho desejado, porém sem sinal na entrada) é igualmente importante.
Ou seja, a faixa dinâmica efetiva do pré é uma das grandes características que devemos estudar, comparar e escutar.

As especificações técnicas dos fabricantes são muitas vezes confusas, para não dizer enganosas. O ruído de fundo, por exemplo, pode ser medido com ponderação ou não, sem ganho, com ganho nominal, ganho máximo etc.

Respondendo sua pergunta central, eu recomendo que o pré seja do mesmo nível de qualidade dos microfones, cabos e conversores. Lembre-se que em áudio o elo mais fraco é que determina o resultado final !
O "casamento" entre pré e microfone é algo bastante considerado no meio e muitas vezes um pré mostra-se excelente com um microfone e apenas razoável com outro.
Por isso é legal pesquisar quais os prés mais populares para o o seu tipo e modelo de microfone, como ponto de partida. Se a mesa/console/interface não possui bons prés, é preferível usar modelos externos e conectar o sinal pré-amplificado nas entradas LINE para então realizar mixagem, gravação ou conversão.

Tenho um par de PRESONUS TubePRE que são bastante acessíveis e com ótima relação custo-benefício. Pode ser interessante para você testar um pré valvulado, variar o drive da válvula de 0 a 100% e ainda comparar com os prés da sua mesa.

Veja tbm este tópico do Omid com uma tabela bastante interessante !
viewtopic.php?f=5&t=29

Abs,

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


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 Título: Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
MensagemEnviado: 07 Jul 2008, 11:30 
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Registrado em: 16 Jun 2008, 14:20
Mensagens: 11
Vlw Dennis muito obrigado, naum sei o que é mais admirável: A sua sabedoria , ou sua humildade em reparti-la.
Fanlando do tópico realmente o Tube Pre da presonus é bem barato ele atenderia bem a minha aplicção Dennis Por enquanto estarei usando o mic B2 da Behringer mas penso em comprar futuramente um tão falado neuman(por enquanto ainda naum sei bem a série pois tenho muito a pesquisar em relação custo-benefício afinal sou apenas um home...) ou um AKG c-4000 o que vc acha??? E opinem tbm galera...ehehehe. Muito obrigado a todos


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 Título: Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
MensagemEnviado: 07 Jul 2008, 13:35 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Glauber, obrigado pela mensagem, estamos aqui para aprender e ajudar.
Nossa filosofia é compartilhar os conhecimentos, só assim o mercado cresce e todos ganham, do consumidor ao artista.

Nós costumamos dizer que os EQUIPAMENTOS representam uma pequena porcentagem no resultado final de uma produção musical. Algo como 10 ou 20 % apenas !!!
É muito mais importante e decisivo você aprofundar seus conhecimentos de microfonação , estrutura de ganho, acústica, arranjos, conceitos básicos de áudio, entre outros, do que começar a investir em equipamentos que muitas vezes não poderão mostrar todo o seu valor.

Quando as técnicas se mostrarem sólidas, naturalmente você vai perceber que um equipamento está se tornando um gargalo e aí é hora de investir em upgrades. Nesse ponto, você terá controle sobre os 10 ou 20% que fazem a diferença !
Enquanto você puder progredir e ter melhores resultados com os seus equipamentos atuais, não há necessidade de se pensar em novos "brinquedos" ;-)

Infelizmente a cultura brasileira é MUITO focada em equipamentos - na verdade tratam-se apenas de ferramentas na mão de um artista/técnico.

Abs

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


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 Título: Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
MensagemEnviado: 05 Ago 2008, 01:28 
Bronze
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Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Mensagens: 117
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Caro Glauber

Eu vi que as fotos dos gráficos comparativos de microfones e mic pres nao estavam mais abrindo.

Corrigindo o error, ja aproveite de te mandar a nova pesquisa de micpres do nosso amigo Dan:

viewtopic.php?f=23&t=256

Este se encontra no sub-forum Captação e microfonação . Na analise do gráfico você pode perceber que eles se dividem em coloridos e transparentes. Esta avaliação é um pouco subjetiva, mas em geral a maioria dos profissionais iriam concordar.

No início deste ano estava trabalhando em New York, é estavamos comparando uns microfones Neuman, usando o MicPre da Millenia gravando Trompete e Flügel! A avaliação dos músicos, técnicos e produtores foi bem parecida e seguindo os gráficos.

Os gráficos não refletem as nuanças espectrais entre os resultados, mas derem uma ótima visão geral.

Abs,

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Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br


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