Monitor headphone

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
Avatar do usuário
NosdivadSepol
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2008, 14:59

Monitor headphone

Mensagem por NosdivadSepol »

Bom dia, parabéns pelo forúm...

No momento não tenho como fazer um projeto de <strong>acústica</strong> no meu quarto de produção e decidi por não comprar monitores e sim um headphone. uma boa escolha? é possível com o headphone mixar e masterizar?

queria uma dica sobre headphones http://www.sweetwater.com/c412--AKG--Headphones
quais desses vai me atender melhor....procuro um que tenha bom sinal de grave, pois será produzido Música eletronica!

Muito obrigado !!!!!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Monitor headphone

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá, bem-vindo ao nosso fórum !

É provável que muitos concordem comigo que um bom headphone não substitui bons monitores durante a <b>mixagem</b> e, principalmente, <b>masterização</b>.

Embora o detalhamento e resposta de alguns fones sejam excelentes (isso inclui a reprodução de graves, que nem é tão difícil de se conseguir nos headphones), sempre nos falta a percepção de espaço, tridimensionalidade, profundidade, corpo como extensão dos ouvidos. Enfim, características que ainda não conseguimos reproduzir ou sentir por headphones.

O resultado é que as mixagens ficam comprometidas quanto ao equilíbrio no panorama, quantidade de <b>reverb</b>, profundidade dos instrumentos, equilíbrio tonal, entre outros.
E o curioso é que muitos destes fatores não são tão facilmente explicados pela psico-<strong>acústica</strong>. Mas você mesmo pode comprovar com o tempo, trabalhando com headphones e verificando o resultado em diferentes sistemas.

Muito se tem falado sobre <b>mixagem</b> e <b>masterização</b> para headphones, uma vez que muitos consumidores estão utilizando iPODs ou similares.
Faz sentido, mas ainda acho - e não estou sozinho nessa - que uma boa master soará bem em qualquer sistema. Ou melhor, é aquela que é bem traduzida em uma grande quantidade de sistemas e situações. Assim, muitos engenheiros de <b>masterização</b> nao acreditam no fenômeno iPOD ou qualquer outro que justifique a mudança na maneira de se mixar e masterizar.

Vamos lembrar que antes do iPOD, tivemos sistemas MONO, estéreo Hi-Fi a-la-70's, compactos, walk-man, Hi-Fi audiófilos, micro-system e por aí vai.
É claro que existem os aspectos técnicos da mídia (por exemplo LP), mas deixemos isso de lado nessa discussão.

Na prática tenho descoberto cada vez mais que nada substitui uma boa sala, um bom par de monitores e bons ouvidos !

Quando puder, invista na <strong>acústica</strong> e na monitoração da sua sala e utilize os heaphones como ferramentas complementares - eles são e sempre serão excelentes ferramentas para diversas situações !

Sobre a escolha do modelo, realmente é muito pessoal.
Procure gastar boas horas de audição com alguns modelos e procure aquela que mais te agrada no seu estilo de produção e que não gere fadiga auditiva com rapidez. As especificações técnicas não devem ajudar muito...
Fique atento também à qualidade do seu amplificador de fones, ela pesa bastante no resultado.

Abs,




Acompanhe outras discussões no AudioForum sobre headphones.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Monitor headphone

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Domingo

Não é recomendado de fazer mixagens e masterizações com Headphones. Eles poderiam ser usados para referencia, sendo, fazer uma verificação do seu palco sonoro, etc, quando mixando com monitores.

Os fones de ouvidos não servem para fazer uma <b>mixagem</b> inteira neles para musicas que se escuta em caixas de depois. Mas, se vc faz uma <b>mixagem</b>, que vai ser ouvido somente com fones de ouvidos, seria possível. Isso se tornou interessante, quando fazer trabalhos bi-aurais (verifique esta gravação: http://www.andy-coates.com/blog/wp-cont ... -_-b-a.mp3).

Headphones de <b>mixagem</b>/masterizacao deveriam ser abertas. Recomendo muito a serie da Sennheiser HD300 ou HD350. Eles estão sendo usados em estúdios profissionais e é o que eu uso.

Uma nova tendência interessante para você explorar é o uso de Headphones com heaphone-processing psicoacustica acoplado. É considerado um ótimo suplemento para trabalhos em estúdio, mas não é uma substituição tb. Verifique o BAP 1000 da AKG, que é uma variação mais barato para consumidor. O BAP100 calcule a <strong>acústica</strong> de 9 Técnicas famosas e a adicione ao sinal. Desta forma, vc consegue ter uma localização espacial do sinal. Por exemplo, se um sinal sai somente no lado esquerdo, vc vai ouvir tb um pouco deste sinal, com atenuação e um pequeno <b>delay</b>, no lado direito. Estes estão na minha lista de compras...

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Monitor headphone

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Vejam tbm o novo lançamento da SPL, o Phonitor, que promete facilitar os trabalhos com headphones:

http://www.soundonsound.com/news?NewsID=10178

O princípio consiste em se reproduzir uma parte um canal no outro, diminuindo a excessiva separação L+R dos headphones. Outros controles ainda permitem que você configure uma relação de semelhança entre seus monitores e seus headphones. Interessante !

Uma outra dica é baixar umas demonstrações de Masterizações do site do Bob Katz (http://www.digido.com) e tentar perceber as diferenças no seu headphone.
Elas ficaram muito claras quando fiz os testes nos monitores, porém bastante sutis nos phones.... indicando que fica difícil tomar decisões sem bons monitores.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
NosdivadSepol
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2008, 14:59

Re: Monitor headphone

Mensagem por NosdivadSepol »

Primeiramente , muito obrigado pela recepção...sou apaixonado por música...adimiro o trabalho de vocês profissionais, que além de trabalhar, ensinam e transmitem as informações via internet!!!!!

Vou pensar no que vocês me disseram...a OMID faz insatalção <strong>acústica</strong> aqui em Juiz de Fora? seria num quarto caseiro...

Muito obrigado novamente e um abraço !!!!!
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Monitor headphone

Mensagem por OmidBurgin »

Ola

Nos podemos fazer o projeto de <strong>acústica</strong> para a sua sala. Não recomendo da gente executar na sua cidade, porque vai sair muito caro de mandar mao de obra de Sao Paulo para Juiz de Fora.

Costumamos fazer projetos de Acustica para varios locais fora de Sao Paulo, e até fora do Brasil! Para executar sugerimos de você contratar um arquiteto ou engenheiro civil. Com poucas consultas este profissional pode supervisionar o seu pedreiro ou marceneiro.

Consulte o nosso site www.audioacustica.com.br. Neste vc pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder