Olá !
Como bem disse, essa é talvez a pergunta mais difícil de se responder !
Para multi-uso e flexibilidade, eu filtraria as opções para um <b>condensador</b> de cápsula grande, de preferência com padrões polares variáveis e ainda filtro HP e pad.
A preferência por cápsula grande se deve a tendência de possuir: menor ruído, maior sensibilidade, maior influência do campo sonoro (<strong>acústica</strong>).
A opção OMNI somente não deve ser uma boa opção... A grane maioria das minhas gravações utiliza o padrão <b>cardióide</b>. A não ser que você tenha muito controle sobre os instrumentos e sala, os mics OMNI são particularmente usados para captar ambiência e/ou grandes instrumentos/kits e performances ao vivo - muitas vezes como suporte adicional aos <b>microfones</b> direcionais próximos.
O SM58 (ou melhor ainda, o SM57 - que possui a mesma cápsula, sem filtro pop interno) é considerado um canivete-suíço pela sua durabilidade, resistência, tolerância a SPLs altos, fácil manuseio, entre outros. Mas sendo um <b>microfone</b> dinâmico, não seria minha primeira opção para um estúdio. Os <b>condensadores</b> tendem a captar mais detalhes e transientes.
Dê uma olhada nos modelos da Rode, acho que têm um bom custo-benefício. Comecei há muitos anos com um NT1-A que ainda me é útil em diversas situações. Ele possui um piso de ruído muito baixo, mas é apenas <b>cardióide</b>. A Rode possui outros modelos mais "multi-uso".
Existem diversos modelos de <b>condensadores</b> de cápsula grande nesta faixa de preço.
Além das características citadas, eu procuraria um <b>microfone</b> sem muita "personalidade" - ou seja, com boa transparência e de marca confiável para ser o primeiro multi-uso.
Numa outra faixa de custo, o AKG414 é um tradicional multi-uso de grande aceitação.
Mais diferenças entre <b>condensadores</b> de cápsula grande e pequena podem ser vistas neste link bastante interessante:
http://www.dpamicrophones.com/Images/DM00670.pdf
Abraços!