microfone ou condensador ?

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

microfone ou condensador ?

Mensagem por radioleo1 »

Fala galera blz ?? Bom, to com uma dúvida em relação a <b>microfones</b> ... Tipo, quero gastar uns 600 reais em um MIC .... sei que existem muitos tipos de MICS, mas como a grana é curta, queria um mic de qualidade e que fizesse uma "função geral", com o objetivo de com o tempo ampliar o número de mics ... Estava pensando em comprar um <b>condensador</b> (omnidirecional) pela sensibilidade e boa captação, principalmente de voz ... mas não sei se vou ter problemas com ele se for gravar outras coisas ..... mas um amigo me indicou um SM 58 .... qual é mais útil no meu caso ??? e quais marcas posso confiar com o preço que estou querendo gastar ???
abraço !!!
Léo
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: dinâmico ou condensador - cápsula grande ou pequena?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá !

Como bem disse, essa é talvez a pergunta mais difícil de se responder !

Para multi-uso e flexibilidade, eu filtraria as opções para um <b>condensador</b> de cápsula grande, de preferência com padrões polares variáveis e ainda filtro HP e pad.
A preferência por cápsula grande se deve a tendência de possuir: menor ruído, maior sensibilidade, maior influência do campo sonoro (<strong>acústica</strong>).

A opção OMNI somente não deve ser uma boa opção... A grane maioria das minhas gravações utiliza o padrão <b>cardióide</b>. A não ser que você tenha muito controle sobre os instrumentos e sala, os mics OMNI são particularmente usados para captar ambiência e/ou grandes instrumentos/kits e performances ao vivo - muitas vezes como suporte adicional aos <b>microfones</b> direcionais próximos.

O SM58 (ou melhor ainda, o SM57 - que possui a mesma cápsula, sem filtro pop interno) é considerado um canivete-suíço pela sua durabilidade, resistência, tolerância a SPLs altos, fácil manuseio, entre outros. Mas sendo um <b>microfone</b> dinâmico, não seria minha primeira opção para um estúdio. Os <b>condensadores</b> tendem a captar mais detalhes e transientes.

Dê uma olhada nos modelos da Rode, acho que têm um bom custo-benefício. Comecei há muitos anos com um NT1-A que ainda me é útil em diversas situações. Ele possui um piso de ruído muito baixo, mas é apenas <b>cardióide</b>. A Rode possui outros modelos mais "multi-uso".

Existem diversos modelos de <b>condensadores</b> de cápsula grande nesta faixa de preço.
Além das características citadas, eu procuraria um <b>microfone</b> sem muita "personalidade" - ou seja, com boa transparência e de marca confiável para ser o primeiro multi-uso.
Numa outra faixa de custo, o AKG414 é um tradicional multi-uso de grande aceitação.

Mais diferenças entre <b>condensadores</b> de cápsula grande e pequena podem ser vistas neste link bastante interessante:
http://www.dpamicrophones.com/Images/DM00670.pdf

Abraços!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: <b>microfone</b> ou <b>condensador</b> ?

Mensagem por radioleo1 »

Valeu Dennis pelas dicas ... Bom, eu gostei do <b>condensador</b> Behringer B-2 Pro, pelo preço e por oferecer as opções: figura 8, cardióde e omni.. .. É confiável ??

Dennis, também gostaria de saber uma boa Mesa de Som boa, na faixa de 700$, 800$ reais, mas comprando nos EUA. Tenho um amigo voltando de lá...), mas que tenha direct out pra ligar os canais na placa de som... Por enquanto tenho uma SoundBlaster 24Live! mas quero pegar uma placa com 4 ou 8 canais (também não sei qual o modelo...gostaria de umas dicas suas..tipo: preço, marcas, modelos, ou seja algo que seja compatível com a mesa de som e com o <b>condensador</b>).

Valeu ....
Abraços
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: <b>microfone</b> ou <b>condensador</b> ?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Veja, nunca usei este <b>microfone</b>, mas não recomendaria um Behringer para o seu primeiro multi-uso.

Posso estar fazendo injustiça ao fabricante, mas minhas experiências com Behringer não são das melhores, e também tenho ouvido o mesmo de alguns colegas.

Sobre a mesa, dê uma olhada nos modelos que já possuem Interface de Áudio integrada.
Já existem diversas opções e algumas das vantagens são:

- Uso em estúdio, P.A. ou gravação ao vivo
- <b>mixagem</b> analógica
- Facilidade de transporte e setup
- <b>mixagem</b> com faders manuais
- Possibilidade de efeitos integrados

Em particular, confira a NRV10 da M-Audio, que custa aproximadamente USD700.
http://www.sweetwater.com/store/detail/NRV10/

Abraços,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder