Página 1 de 1

Fone ou Monitor?

Enviado: 06 Mai 2008, 13:11
por Julian J. Ludwig
Ola pessoal.

O que vale mais a pena para <b>mixagem</b>, um fone top de linha como o AKG K701 ou um monitor simples em torno dos R$1800?

Estes fones (Sennheiser HD650, AKG K701, Bayerdynamics DT-880) são realmente fieis?

Alguém sabe me indicar algum software que compensa a questão do PAN do fone?
(quando a gente senta na frente do monitor, o nosso ouvido direito ouve som do monitor esquerdo, coisa que não acontece no fone)


Até que ponto devo prestar atenção na resposta de freqüência?

Obrigado. :wink:

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 06 Mai 2008, 20:24
por Domene
Um monitor, mesmo simples, vai te dar muito mais condição de mixar algo que se traduza corretamente em outros ambientes e equipamentos.

Mixar em fone, na minha opinião, é fria. Não é só a questão do PAN (acho até que esse é o menor dos problemas). O pior é o ajuste de <b>reverb</b> e efeitos.

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 08 Mai 2008, 02:40
por Guilherme Vianna
Na opinião, não há um sistema melhor nem pior, quando você trabalha com monitor independente da marca, se você não tem uma sala acusticamente tratada não vai adiantar nada gastar milhares de reais ou dólares, num par de caixas. Outro ponto importante que quero ressaltar e no aspecto de trabalhar com fone, todos nós sabemos que trabalhando com fones estamos ignorando a <strong>acústica</strong> do ambiente, neste caso para ter um audição melhor, podemos recriar, claro se for o caso, um ambiente com tempos diferentes de delays, as famosas early reflections.

Um abrss á tds os amigos.
Guilherme Vianna
ABPAudio:nª10714171

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 08 Mai 2008, 13:20
por Domene
Guilherme

Você já mixou em fone e conseguiu um bom resultado?

Logo quando comecei a montar meu estudio eu só tinha um fone AKG240, não tinha monitores.
Enquanto mixava somente trilhas gravadas com sints e samplers, tudo certo. Um dia um cliente pediu um jingle. Gravei, mixei e fui entregar. Quase cai da cadeira quando ouvi o resultado nos monitores do cliente (uma produtora de vídeo que tinha monitores decentes). Na hora disse que era uma pré mix e que iria finalizar quando o jingle estivesse aprovado. Eles aprovaram, eu sai de lá e antes de chegar em casa passei numa loja e comprei um par de monitores e amplificador para poder remixar o jingle e entregar no dia seguinte.

Se sua experiencia for diferente, conte ai. Pode ser que eu tenha só tido um mal dia e nunca mais quis brincar de mixar no fone...

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 11 Mai 2008, 20:03
por Julian J. Ludwig
Obrigado pelas respostas amigos.


Domene, entendo bem o que você falou, mas vale lembrar que entre o AKG 240 e o 701 há uma grande diferença.

Cedo ou tarde acabamos investindo em monitores.

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 12 Mai 2008, 13:42
por Dennis Zasnicoff
Os dois deveriam ser usados como complementos.
Ambos são importantes.
Mas nada substitúi uma sala tratada com bons monitores, bem posicionados, para se ter bom controle de panorama, profundidade ente outros.
Os fones devem ser usados para checagem (se soa bem) e para editar falhas e detalhes do áudio.

Abs

Re: Fone ou Monitor?

Enviado: 28 Mai 2008, 21:03
por OmidBurgin
Ola pessoal!

Eu concordo com Dennis. Fones de ouvidos são mais indicados para duas coisas:

1. controle na sua <b>mixagem</b>. Sendo, de vez em quando usamos os fones de ouvidos para criar uma referencia cruzada.
2. <b>mixagem</b> para fones de ouvidos.

De resto, um sistema de monitoração é indispensável! Tenho muito material interessante sobre este aspecto, que cobrimos no curso de <strong>acústica</strong> em Áudio (AES102) ou nas minhas palestras internacionais (http://www.omidburgin.com). Algum deste material vou disponibilizar num novo site: http://www.audioindex.com.br (em breve).

Abs, Omid.