duvidadas

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
danilocasemiro
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2008, 10:47

duvidadas

Mensagem por danilocasemiro »

Bom dia...
Estou com uma serie de duvidas em relação a decibeis gostaria que me explicasse o que é e para que serve: dbspl, dba, dbv, dbfs e outros... Principalmente sobre o dbspl e dba.
Outra coisa é sobre curvas A B e C não entendi para que serve e o que é.
Se alguém puder me responder agradeço.

Sem mais, Danilo
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: duvidadas

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Danilo,

dB são usados para comparação de duas unidades.
Ele é utilizado quando as unidades podem ser muito diferentes entre si (grandeza), para facilitar a interpretação, cálculos, representação gráfica etc.
Além disso, são muito eficientes quando um fenônemo tem comportamento exponencial e queremos estudá-lo de forma linerar.
Exemplo: Para que possamos percebre variações de "volume" lineares no som, a intensidade sonora precisa variar exponencialmente. Em outras palavras, cada vez que a intensidade sonora aumenta 10x, percebemos como aproximadamente o dobro de volume.
Ou seja, 10x > 2x, 100x >4x, 1000x > 8x.

As fórmulas de dB sempre possuem dois valores a serem comparados e um multiplicador (10 ou 20), dependendo do tipo de unidade.

dB SPL = medida SOUND PRESSURE LEVEL, ou "pressão" do som. A referência (0dB SPL) é o limiar de audição, o som mais baixo que estatisticamente podemos escutar

dBV = Voltagem, a referência é 1V

dBu = Voltagem, a referência é 0,775V

dB FS = Nível digital, a referência é o nível máximo possível no domínio digital

dB VU = Voltagem em medidores analógicos. O padrão tem como referência (0dB VU) uma voltagem de +4dBu (padrão nominal para equipamentos profissionais).

As curvas A, B e C representam como nosso ouvido percebe o volume do som em função da frequência. A para sons baixos, B intermediários e C para sons altos.
Em outras palavras, um som de 60dB SPL pode soar mais ou menos alto dependendo da frequência do som.

Assim, as curvas A, B e C são "equializações" ou "compensações" que usamos para que um determinado som represente mais fielmente a nossa percepção de volume.

Exemplo, um som de 45dB SPL pode equivaler a 36dBA, pois o seu espectro (conjunto de frequências e intensidades) é tal que nosso ouvido percebe um volume de 36dBA.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder