Criação/Criatividade/Criatura

Imagem
Imagem
ImagemVocê quer saber como superar os seus bloqueios criativos? Você quer entender os mecanismos de Procrastinação? Você quer compor, mas não esta? Gostaria conhecer as ferramentas básicas de um compositor, como Audiopartitura, Plano Precomposicional e Contorno Emocional? Este forum acompanha o curso Preparatório de Composição. Nenhuma dúvida é considerado básico demais aqui para ser perguntado!

Moderador: OmidBurgin

Leonardo S Grimaldi
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Jan 2009, 16:39

Criação/Criatividade/Criatura

Mensagem por Leonardo S Grimaldi »

Olá Omid

Ao ler as questões à respeito de Fundamentos de composição, não consegui restir em abrir uma discussão a respeito de elementos de bloqueio criativo. Considerando que a música é muito democrática e até certo ponto qualquer pessoa pode tocar se muito insistir e estudar.

Mas com certeza estudar e aprender não é suficiente na hora de compor. Teoria musical é uma ferramenta poderosa, mas não supera a pura criatividade.
Que tipos de mecanismos psíquicos são estudados na Omid Academy que contribuem para diminuir bloqueios e deixar fluir torrentes criativas?

E no mesmo texto; que tipos de ferramentas de composição são abordadas que não envolvem a teoria musical em si? Coisas como Audiopartitura e Contorno Emocional. À grosso modo, do que se tratam estes assuntos?

Abraço a todos.
Avatar do usuário
César Pires de Aquino
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Jun 2009, 06:20
Contato:

Re: Criação/Criatividade/Criatura

Mensagem por César Pires de Aquino »

Olá Leonardo!
Interessante sua questão.
Claro que a criatividade é um fator muito importante para a composição, assim como a teoria musical, porém temos que analisar muitos aspectos até descobrir qual o mais importante na hora de compor.
Thomas Edison uma vez disse: "A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." Esta frase se aplica também aos grandes gênios da música. Bach, que era religioso ao extremo, não sustentava sua criatividade no poder divino e sim em matemática aplicada. Beethoven, a partir de um simples motivo temático desenvolvia sinfonias inteiras (mesmo surdo). Muitos grandes compositores do século XX seguiram uma vertente onde a música passava a ser extremamente calculada, onde o que importava era a estrutura da música.
Todos estes compositores seguiam uma lógica ao compor e nada em suas obras acontece ao acaso. Claro que inicialmente, eles tiveram uma inspiração que mostrou-lhes o caminho para começar suas composições.
Porém, vale lembrar que ferramentas composicionais muito úteis como um mapa de contorno emocional, uma audiopartitura e principalmente um plano pré-composicional muitas vezes, mesmo sendo ferramentas lógicas, vem antes mesmo do processo de "pura criatividade".
A partir disso podemos concluir que uma estrutura lógica é fundamental para a composição, porém não se sustenta sem uma boa idéia criativa (e vice-versa). Para desenvolver a criatividade, existem alguns exercícios que estimulam o seu lado direito do cérebro.
Portanto, se você tiver uma idéia composicional, registre-a e trabalhe nela utilizando as ferramentas e toda teoria musical que você tiver acesso. Ao terminar você irá ver que sua idéia se transformou em uma obra de arte.
Espero ter esclarecido um pouco.
Abraços,
César.
Responder