[ 2 mensagens ] 

Índice do fórum : Composição Musical (Music Composition Program - MCP) : Fundamentos de Composição (MCP101)

Autor Mensagem
 Título: Criação/Criatividade/Criatura
MensagemEnviado: 27 Abr 2009, 04:37 

Registrado em: 13 Jan 2009, 16:39
Mensagens: 6
Olá Omid

Ao ler as questões à respeito de Fundamentos de composição, não consegui restir em abrir uma discussão a respeito de elementos de bloqueio criativo. Considerando que a música é muito democrática e até certo ponto qualquer pessoa pode tocar se muito insistir e estudar.

Mas com certeza estudar e aprender não é suficiente na hora de compor. Teoria musical é uma ferramenta poderosa, mas não supera a pura criatividade.
Que tipos de mecanismos psíquicos são estudados na Omid Academy que contribuem para diminuir bloqueios e deixar fluir torrentes criativas?

E no mesmo texto; que tipos de ferramentas de composição são abordadas que não envolvem a teoria musical em si? Coisas como Audiopartitura e Contorno Emocional. À grosso modo, do que se tratam estes assuntos?

Abraço a todos.


Back to top
   
 
 Título: Re: Criação/Criatividade/Criatura
MensagemEnviado: 09 Jun 2009, 06:46 
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2009, 06:20
Mensagens: 16
Olá Leonardo!
Interessante sua questão.
Claro que a criatividade é um fator muito importante para a composição, assim como a teoria musical, porém temos que analisar muitos aspectos até descobrir qual o mais importante na hora de compor.
Thomas Edison uma vez disse: "A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." Esta frase se aplica também aos grandes gênios da música. Bach, que era religioso ao extremo, não sustentava sua criatividade no poder divino e sim em matemática aplicada. Beethoven, a partir de um simples motivo temático desenvolvia sinfonias inteiras (mesmo surdo). Muitos grandes compositores do século XX seguiram uma vertente onde a música passava a ser extremamente calculada, onde o que importava era a estrutura da música.
Todos estes compositores seguiam uma lógica ao compor e nada em suas obras acontece ao acaso. Claro que inicialmente, eles tiveram uma inspiração que mostrou-lhes o caminho para começar suas composições.
Porém, vale lembrar que ferramentas composicionais muito úteis como um mapa de contorno emocional, uma audiopartitura e principalmente um plano pré-composicional muitas vezes, mesmo sendo ferramentas lógicas, vem antes mesmo do processo de "pura criatividade".
A partir disso podemos concluir que uma estrutura lógica é fundamental para a composição, porém não se sustenta sem uma boa idéia criativa (e vice-versa). Para desenvolver a criatividade, existem alguns exercícios que estimulam o seu lado direito do cérebro.
Portanto, se você tiver uma idéia composicional, registre-a e trabalhe nela utilizando as ferramentas e toda teoria musical que você tiver acesso. Ao terminar você irá ver que sua idéia se transformou em uma obra de arte.
Espero ter esclarecido um pouco.
Abraços,
César.


Back to top
   
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
   [ 2 mensagens ] 

Índice do fórum : Composição Musical (Music Composition Program - MCP) : Fundamentos de Composição (MCP101)


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron