Página 1 de 1

Definição: O que é Produção

Enviado: 27 Abr 2009, 04:18
por Leonardo S Grimaldi
Esotou abrindo aqui uma discussão que ajude a trazer uma definição mais formal e técnica à respeito da pergunta que não quer calar;
O que é faz um Produtor Musical?
É curioso, pois essa questão surge a partir da figura do Produtor. O que ele faz?
Eu sempre procurei entender o que existe de comum nas boas Produções e quê falta nas ruins.
A partir disso pude concluir que Produção é um PROCESSO com começo, meio e fim.
E este processo acontece independentemente de um responsavél por este processo;
O PRODUTOR MUSICAL. Uma vez que não existe esta figura, a Produção não deixa de existir, e fica portanto diluída nas mãos de diferentes "responsavéis".

Como os profissionais da Omid Academy definem formalmente a Produção Musical?
Que elementos técnicos devem ser usados para responsabilizar um Produtor em um contexto formal de uma Gravadora? E esta definiçaõ na questão de Royalties?
Aproveitando o mesmo assunto, como se pode definir portanto o CO-Produtor??
O Produtor é sempre quem "dá a última palavra", considerando a opnião dos CO-Produtores?

Abraço a todos.

Re: Definição: O que é Produção

Enviado: 03 Nov 2010, 07:06
por OmidBurgin
Ola Leondardo

Que pergunta abrangente! :) ..., mas pergunta boa!

A reposta pode ter várias facetas, mas vou passar aqui o que eu pratico e o que eu passo para os meus funcionários da OMiDstudios e aos alunos da OMiD Academia de Áudio:

Para delimitarmos o que um produtor musical faz, seria interessante primeiro avaliar o que uma produção musical deve fazer ou o que defini uma boa produção musical.

Uma boa produção é fundado em dois pilares:
1. Ter uma boa performance
2. Ter uma música bem escrito (songwriting)

O papel do produtor então é para garantir que isso aconteça. Sendo, referente a boa música, ele ter terá que diagnosticar o material musical, inclusive as letras e verificar se tudo esta coerente. A música deveria ser clara, com uma idéia genuína, um título que defende esta idéia, um inicio forte e todos os aspectos que ensinamos no curso de Pré Produção.

No outro lado, referente a performance, ele deverá verificar se a banda (ou artista, se for solo) esta bem ensaiado, tem habilidades técnicas suficientes, para eles não atrapalharem a emoção da performance. Porque, quando pensamos em performance, falamos de emoção (até usamos o termo contorno emocional para medir o desempenho emocional em tempo).

A parte musical é sempre mais importante que a parte técnica e a parte emocional sempre mais importante que a parte musical:

CONTORNO EMOÇIONAL
Nada é mais importante que isso! Pode ser chamado de outros nomes.
CONTEÚDO MUSICAL
O conteúdo musical não pode atrapalhar a emoção, sendo ela vem em segundo lugar.
LADO TÉCNICO
O lado técnico não pode atrapalhar a música, nem a emoção. O Produtor tem que fiscalizar bem o técnico e as suas decisões.

Em um momento de uma decisão difícil o produtor sempre se pergunta: 'o que a música pede' e últimamente 'como isso me ajude em desenhar o contorno emocional'? A definição do produtor seria então:

Administrador de Emoção!


Isso que fazemos. Mas, não esquece que é uma pirâmide: a emoção se revela em uma boa performance e precise ser sustentado por uma boa música. O lado técnico terá que ser impecável para criar a fundação de tudo. Sendo, administrar a emoção musical, implique milhares de pequenas decisões e atos. No final: a arte se faz pelos pequenos detalhe!

Espero que isso ajudou de alguma forma....

Abs, Omid Bürgin.