[ 4 mensagens ] 

Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Fundamentos de Áudio (AEP101)

Autor Mensagem
 Título: O Watt
MensagemEnviado: 25 Abr 2009, 13:56 

Registrado em: 13 Jan 2009, 16:39
Mensagens: 6
Olá pesoal.
Gostaria de abrir um tópico aqui nos Fundamentos de Áudio.
Discutir à respeito do Watt, esta unidade pouco comentada na sua essência.
Li na Wiki, que Watt por definição é Joules por segundo.
Já o Joule é uma relação direta de pressão (força/peso sobre área).

Fugindo das frias definições, o que pode ser discutido de prático e interessante à respeito do Watt :?:

E uma outra dúvida sobre ele; As similaridades entre Watt acústico e Watt eletrônico.

Abraços. :D

Leo Grimaldi
Produção e Design


Back to top
   
 
 Título: Re: O Watt
MensagemEnviado: 02 Mai 2009, 04:15 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Olá Leonardo!

A unidade Watt (W) é uma medida de potência, ou seja, Energia por tempo.
Quanto mais energia alguma fonte gera por segundo (ou quanto mais uma carga consome de energia por segundo) maior é a potência em questão !

Joule, na verdade, é uma unidade de Energia, e não de pressão...
Energia é uma "força" acumulado que pode ser usada para gerar trabalho, de várias maneiras. Por exemplo, as famosas "calorias" (kcal) da comida são também uma unidade de energia. Quanto mais calorias uma pessoa ingeriu (ou tem armazenada), mais trabalho ela pode gerar, como fazer exercícios, pensar, caminhar etc.

Já quão rápido uma pessoa pode caminhar ou, quanto peso ela pode levantar de uma vez, está realcionado à POTÊNCIA desta pessoa. Uma analogia elétrica: uma bateria de carro pode fornecer uma grande quantidade de energia rapidamente, ou seja, tem potência suficiente para fazer girar o motor de arranque. Por outro lado, não possui tanta energia acumulada.... 20 ou 30 tentativas de ligar um carro podem esgotar a fonte.

Existem outras fontes com o perfil inverso. Bastante energia acumulada, porém baixa potência!

Existem várias "formas" de energia - elétrica, acústica, potencial (gravitacional), térmica etc. A lei universal é que "Energia não se perde nem se cria, se transforma.". Portanto, a energia consumida por um amplificador de áudio, na forma elétrica, proveniente da tomada da rede, é transformada em outras formas de energia. Uma parte vira energia (e portanto potência) acústica, na forma de ondas sonoras (ou seja, variações de pressão atmosférica), outra parte energia mecânica *movimentação dos cones, bobinas), outra parte calor, etc.

Você ficará surpreso em saber que apenas cerca de 10% da potência consumida se transforma em potência acústica! Ou seja, a eficiência de um alto-falante é muito baixa, mas não tem solução, é assim que funciona... Por outro lado, 10W de potência acústica é MUITA coisa em termos de volume de som. Um canal so amplificador consome 100W e o alto-falante pode gerar apenas 10W.

Agora um outro conceito! Como o som se espalha, normalmente a potência acústica é expressada na forma de potência por área. Ou seja, W/m2 (watts por metro quadrado). Em outras palavras, a potência sonora que sai do alto-falante (energia por unidade de tempo) se espalha no ambiente dando a impressão que a energia está se perdendo. Na verdade, uma parte vira calor nos choques com superfícies e o próprio ar, mas a intensidade aprentemente diminui porque a área da onda sonora aumenta. Para pensar!

(é por isso que a volume dos alto-falantes é expresso em dB SPL a um metro da fonte para cada 1W de potência elétrica fornecida).

Abs
Dennis

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


Back to top
   
 
 Título: Re: O Watt
MensagemEnviado: 24 Set 2010, 15:29 

Registrado em: 24 Set 2010, 15:25
Mensagens: 2
Fiquei impressionado em saber que apenas 10% da potência elétrica consumida resulta em potência acústica! Isso tem algo a ver com as diferentes maneiras de apresentar a potência de um equipamento de som: RMS e PMPO?
Normalmente os fabricantes preferem anunciar a potência do equipamento em PMPO (mais alta), mas nunca entendi o porquê do valor em RMS ser o mais correto. Alguém sabe responder?


Back to top
   
 
 Título: Re: O Watt
MensagemEnviado: 04 Out 2010, 01:37 
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2009, 06:20
Mensagens: 16
Olá Carre!
PMPO na verdade é utilizado apenas para medir pico de potência do aparelho. Ele utiliza unidades variáveis e não possui um referencial único e específico, o que o torna praticamente irrelevante.
O conceito do PMPO (Peak Music Power Output) é de testar o aparelho com sons complexos, porém estes sons não constantes e o aparelho "aguenta" uma potência maior, por isso o valor PMPO é sempre muito maior que o RMS.
Outro grande problema do PMPO é que ele testa o máximo de potência do amplificador, porém desconsidera as distorções que podem ser causadas (clipping) que podem ser um grande problema.
Na verdade, a maior função do PMPO acaba sendo, na prática, de fazer parecer que o equipamento é muito mais potente do que realmente é! Pode conferir que em geral aparelhos de baixa potência e baixa qualidade sempre recorrem ao PMPO, enquanto equipamentos de qualidade e potência tendem a utilizar apenas o RMS.


Back to top
   
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
   [ 4 mensagens ] 

Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Fundamentos de Áudio (AEP101)


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron