Esclarecimento sobre alguns conceitos

Imagem
Imagem
Imagem
Dúvidas sobre decibéis? Quer entender como o som se propaga em meios diferentes? Rarefação, reflexão, refração é tudo a mesma coisa para você? Este fórum acompanha o curso Preparatório de Áudio AEP101 e Fundamentos de Áudio AEP102. Serão abordado tópicos básicos de áudio. Nenhum tópico é considerado básico demais para ser perguntado aqui!

Moderador: OmidBurgin

Louise Fraga de Miranda
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jan 2011, 13:39

Esclarecimento sobre alguns conceitos

Mensagem por Louise Fraga de Miranda »

Lendo o material encontrei duvidas acerca de alguns conceitos.
<b>delay</b>= fenomemo de repetição do som direto com um atraso, advindo da reflexão.
Eco= reflexão completa da onda do som direto. E que pare ele acontecer tem q tem no minimo um intervalo de tempo de 35ms entre o som direto e a primeira reflexão.
Slapback eco= eco simples
flutter eco= prolongamento do som, advindo de reflexões sucessivas.

Gostaria de saber se é isso mesmo

desde ja agradeço :)
Avatar do usuário
César Pires de Aquino
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Jun 2009, 06:20
Contato:

Re: Esclarecimento sobre alguns conceitos

Mensagem por César Pires de Aquino »

Olá Louise!
Na verdade a principal diferença entre eles é o tempo entre o som direto e o som refletido.
O <b>delay</b> originalmente é uma ferramenta utilizada para compensar distância entre caixa de reforço por exemplo. Neste caso, ele irá criar pequenos atrasos (de aproximadamente 3,5 milisegundos por metro) para compensar a distância.
Quanto ao eco está correto, é necessário uma distância mínima de 17m entre a fonte e o obstáculo para poder percebê-lo.
O Slapback eco é uma variação do eco (simples), porém com um intervalo de tempo maior (de 75 a 250 milisegundos).
Quanto ao flutter eco, ele ocorre normalmente ocorre em espaços compridos e estreito com superfícies paralelas e bastantes reflexivas o que faz com que o eco seja refletido muitas vezes em diversas direções, produzindo hiss ou até mesmo sons percussivos nas reflexões.
Segue um link de um vídeo que demonstra melhor este efeito: http://www.youtube.com/watch?v=3W2COBIi ... r_embedded
E não se esqueça: A principal diferença entre o <b>delay</b> e o eco é que o <b>delay</b> é apenas um atraso do sinal , enquanto o echo é uma reflexão do som em uma superfície reflexiva.
Abraços,
César Pires de Aquino
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Esclarecimento sobre alguns conceitos

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Louise

Em princípio você acertou, mas temos que ajustar um pouco melhor os conceitos:

O <b>delay</b> é um atraso do sinal como o César indicou e pode ser o resultado de uma reflexão. Na <strong>acústica</strong> falamos muito do 'initila <b>delay</b> gap', que é a distância em tempo do som direito para esta primeira reflexão. Nos reverbs eletrônicos ou digitais, chamamos esta primeira reflexão de pré-<b>delay</b>. Este <b>delay</b> é independente do tempo que ocorre, mas é normalmente dentro de milisegundo.

O eco é um tipo de <b>delay</b>, com a diferença, que ele é audível como um segundo som. Isso ocorre após de 35ms (milisegundos). Foi o acústico Haas, que estabeleceu este valor, mas muitos ouvem somente um segundo som, após uns 50ms.

O slapback eco é este tipo de eco. Sendo você emite um som, que reflete em uma superfície mais distante. A imagem que vem em mente são os yodels nas alpes, que rebatem nas montanhas próximas. Para gera um slapback, o som precise correr uma distância de no mínimo 17m, como o César apontou (baseado na velocidade de som de 344m/s). Para isso acontecer uma parede de 8.5m de distância serve, porque o som vai e volta, percorrendo os 17m.

O flutter eco é aquele exemplo do vídeo. Ele ocorre entre superfícies paralelas, lisos, que refletem bem. A parede não precise mais ter esta distância, porque ele vai e volta entre as duas paredes várias vezes. Nas primeiras reflexões serão apenas delays, até que passa a ser percebido como sons distintos. Neste momento (que seria após de 35ms) você ouviria o flutter eco.

Espero que isso tenha ajudado! Bons estúdos!

Abraço!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder