Captação de Violões/Guitarras

Imagem
Imagem
Imagem
No Forum de Captação e <b>microfonação </b> pode-se perguntar sobre características básicas dos <b>microfones</b> Clássicos, mais usados em Estúdios Profissionais e mais populares em Homestudios. Quer saber como a <strong>acústica</strong>, Colocação e Afinação dos Instrumentos afetam o resultado da sua captação? Sabe como microfonar a bateria ou fazer uma <b>microfonação </b> em estéreo? Como o estilo pode afetar as suas decisões de <b>microfonação </b>?

Moderador: OmidBurgin

domhelder
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jan 2009, 14:57

Captação de Violões/Guitarras

Mensagem por domhelder »

Pessoal,

Normalmente quase todos gravam violões com mic condenser, e guitarras com algum tipo de <b>microfonação </b> no aplificador próprio de guitarra...

Minha pergunta seria: existe alguma forma de gravar guitarras e violões "plugados"? Ficaria bom, ou pelo menos aceitável (ainda que não o ideal)? Seria necessário algum equipamento adicional (ex.: direct box)?

Muito obrigado,

Helder
Avatar do usuário
Adriano Ferreira
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Out 2007, 10:52
Contato:

Re: Captação de Violões/Guitarras

Mensagem por Adriano Ferreira »

Sim, possibilidade de gravar "plugado" existe;
O ponto chave é adequar os niveis de sinais na entrada do pré; seje ele na mesa, placa de audio e etc.
Quando digo adequar, significa que você deve verificar o nivel que aquela entrada aceita (niveis: linha, instrumento, mic) e ai verificar a necessidade da utilzação de uma Direct Box;
Utilizo uma placa da M-Audio Fast Track Pro, esta possui 2 prés que aceita nivel de Mic e Instrumento; bastando acionar uma chave para alterar esse padrão.
Quanto a qualidade, em ser aceitável ou não. depende do objetivo da produção; do timbre que se quer chegar e etc.
Violão eletrico pode ser muito bem gravado com uma D.I de boa qualidade e ter um resultado ótimo!
Guitarras pela minha experiência você acaba perdendo em timbres que o Amplificador, em todo seu conjunto, cabeçote + Alto falante, poderiam lhe fornecer;
Sendo que você teria o som "cru" das pedaleiras, e você precisa de uma boa D.I; e ficar antenado no nivel de entrada no pré para não clipar com facilidade.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Captação de Violões/Guitarras

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Complementando o Adriano,

é importante lembrar que um sinal direto (via D.I.) tende a possuir toda a banda de frequência, dinâmica e transientes. Assim, muitas vezes são misturados com sinais microfonados (da mesma performance) para enriquecer o timbre. Isso é muito usado em gravações de baixo, por exemplo.

O segredo aqui é alinhar as fases das trilhas, para não haver cancelamentos. O jeito mais fácil é alterar a posição do áudio no software (nudge) até que as duas trilhas ofereçam a melhor sonoridade juntas.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: Captação de Violões/Guitarras

Mensagem por radioleo1 »

Dennis,

Você poderia me explicar como posso alinhar as fases da trilha ? Como eu sei que não está havendo cancelamento ?

Como assim alterar a posição do áudio no software ? O que é Nudge ?


abraço
Responder