Página 1 de 1

Isolamento vs. Tratamento

Enviado: 31 Out 2007, 13:10
por Administrador Audioforum
Qual é a diferença entre <b>tratamento acústico</b> e Isolamento Acústico?

Enviado: 02 Nov 2007, 15:12
por b.pietoso
Estou um pouco enferrujado desde a ultima aula de acustica, porem se nao me engano a diferenca entre Tratamento e Isolamento, eh que no tratamento acustico voce esta mexendo com a sala e outros fatores que influenciam no ambiente, como por exemplo medidas e materiais necessarios para tornar uma sala propria para gravacao, <b>mixagem</b> etc...
Ja o isolamento, se trata de (como o nome diz) isolar um ambiente acusticamente, ou seja, bloquear ruidos etc...

??? :shock: acertei??

Enviado: 04 Nov 2007, 17:56
por Dennis Zasnicoff
É isso aí ! Tratamento busca o contole de reverberações, reflexões, absorções - otimizar as qualidades acústicas de um ambiente de acordo com sua utilização. Alguns dos principais estudos no tratamento são: <b>tempo de reverberação</b>, reflexões primárias, modos ressonantes e ruídos.
O isolamento (ou <b>isolação</b>) não deixa de fazer parte de um tratamento, mas busca não só impedir que sons externos entrem na sala, como também evitar que sons internos escapem para fora dela. Pode ser usado também para isolar equipamentos ruidosos, ar condicionado etc.

Enviado: 05 Nov 2007, 16:36
por Luiz Martinelli
Essa é a questão central que deve ser discutida antes de qualquer projeto.

Complementando a resposta do Dennis, a <b>isolação</b> corresponde a uma etapa estrutural da obra, é o fechamento do ambiente criado, e depende basicamente de conjugar de forma adequada massa, desacoplamento e vedação entre os materiais.

O <b>tratamento acústico</b> tem mais a ver com os revestimentos, volume da sala e geometria.

O ideal é que o Tratamento e <b>isolação</b> sejam planejado juntos e antes da execução, mas em geral o Tratamento é uma etapa que aceita alterações ou complementos depois do ambiente construído. Já a <b>isolação</b> é uma etapa mais delicada, é muito complicado fazer alterações estruturais depois que algo esteja construído, por esse motivo, eu considero essa a etapa mais importante da execução de um projeto.

Abraço!