Isolamento vs. Tratamento

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Administrador Audioforum
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2007, 13:28
Localização: São Paulo, Brasil

Isolamento vs. Tratamento

Mensagem por Administrador Audioforum »

Qual é a diferença entre <b>tratamento acústico</b> e Isolamento Acústico?
b.pietoso
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Nov 2007, 16:26
Localização: Londres, UK

Mensagem por b.pietoso »

Estou um pouco enferrujado desde a ultima aula de acustica, porem se nao me engano a diferenca entre Tratamento e Isolamento, eh que no tratamento acustico voce esta mexendo com a sala e outros fatores que influenciam no ambiente, como por exemplo medidas e materiais necessarios para tornar uma sala propria para gravacao, <b>mixagem</b> etc...
Ja o isolamento, se trata de (como o nome diz) isolar um ambiente acusticamente, ou seja, bloquear ruidos etc...

??? :shock: acertei??
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

É isso aí ! Tratamento busca o contole de reverberações, reflexões, absorções - otimizar as qualidades acústicas de um ambiente de acordo com sua utilização. Alguns dos principais estudos no tratamento são: <b>tempo de reverberação</b>, reflexões primárias, modos ressonantes e ruídos.
O isolamento (ou <b>isolação</b>) não deixa de fazer parte de um tratamento, mas busca não só impedir que sons externos entrem na sala, como também evitar que sons internos escapem para fora dela. Pode ser usado também para isolar equipamentos ruidosos, ar condicionado etc.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Mensagem por Luiz Martinelli »

Essa é a questão central que deve ser discutida antes de qualquer projeto.

Complementando a resposta do Dennis, a <b>isolação</b> corresponde a uma etapa estrutural da obra, é o fechamento do ambiente criado, e depende basicamente de conjugar de forma adequada massa, desacoplamento e vedação entre os materiais.

O <b>tratamento acústico</b> tem mais a ver com os revestimentos, volume da sala e geometria.

O ideal é que o Tratamento e <b>isolação</b> sejam planejado juntos e antes da execução, mas em geral o Tratamento é uma etapa que aceita alterações ou complementos depois do ambiente construído. Já a <b>isolação</b> é uma etapa mais delicada, é muito complicado fazer alterações estruturais depois que algo esteja construído, por esse motivo, eu considero essa a etapa mais importante da execução de um projeto.

Abraço!
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Responder