Estúdio barato.

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Oran
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Mar 2008, 14:03

Estúdio barato.

Mensagem por Oran »

Tenho uma sala de 3x3x2,8m e pretendo fazer isolamento e tratamento de som nela, usando os materiais mais baratos que existem, sei que esse nome não caminha junto com qualidade, eu gostaria de gravar apenas a vocais nessa sala, pois os instrumentos o apple e a motu seguram a bronca. :wink:
Bom, primeiramente irei tampar a janela com alvenaria e deixar o espaço do AC. Oque eu coloco em volta do AC?
Daí eu estava pensando em fazer um box in a box de compensado. Compensado é bom refletor? O que eu coloco entre a parede e o compensado? Floco de isopor segura o som? Alta ou baixa densidade?
Valeu pessoal, por hoje é só :D
Oran
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Estúdio barato.

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Oran,
Na verdade um estúdio barato não significa um estúdio ruim, um estúdio bem planejado sempre será barato, caro é fazer duas vezes.
A idéia de se fazer um box in a box com compensado é uma solução bem inteligente, mas dependendo do seu caso não necessariamente é a mais barata. Faça um comparativo entre o material e a mão de obra necessários para se fazer um sistema em compensado e outro em alvenaria antes e veja qual dos dois é realmente o mais barato para que não haja surpresas durante a execução.

Ar condicionado tipo split high wall nunca será a melhor solução para um estúdio, principalmente pelo ruído que emite e pelos furos na parede, que nunca terão uma vedação exemplar. Como conhecemos o preço de um sistema mais completo e a realidade de muitos que estão começando com seus estúdios, fazemos algumas recomendações para o uso desse tipo de equipamento:
1- fixar a unidade interna na parede interna do box in a box sem contato com a parede externa
2- não fazer um furo direto entre as duas paredes. buscar fazer curvas e os menores furos possíveis para que não haja transmissão através deles
3- vedar todo e qualquer furo com material elástico
4- usar algum tipo de relê para garantir que o equipamento esteja desligado durante a gravação.

Mais sobre <b>isolação</b> no nosso tópico especial para o assunto, muitas dúvidas estão sendo discutidas por lá.

Com relação ao <b>tratamento acústico</b>, é fundamental lembrar que TODO MATERIAL É "ACÚSTICO", cada material, por mais básico, complexo, barato ou caro, possui características acústicas particulares e por esse motivo terá um uso seja para tratamento ou <b>isolação</b>. O fundamental é conhecer suas características e utiliza-lo em sua melhor aplicação, essas informações o fornecedor de qualidade lhe informará, se algum fornecedor não possuir ou não lhe fornecer o coeficiente de absorção ou transmissão de seu produto desconfie. Os dados de materiais básicos podem ser encontrados facilmente em em tabelas de cálculos, há muitas na internet e vale a pena pesquisar para se manter atualizado, prefira sempre os dados que possuam fonte confiável.

Daí em diante é cálculo e criatividade. Cada caso sempre será um caso e é importante interpretar os resultados e não apenas segui-los cegamente. Comece examinando a distribuição das ondas estacionárias da sala e só depois inicie o cálculo de <b>tempo de reverberação</b> com as áreas e volume final que decidiu usar para o seu estúdio.

Espero que minha resposta tenha esclarecido suas dúvidas.

Abraço,
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Estúdio barato e modos ressonantes de ondas estacionárias

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Oran, repare que sua sala é quase um cubo perfeito. Isso significa bastante reforço para algumas frequências e provavelmente um som bastante "colorido" e grave.
No seu projeto, procure distribuir o box interno (compensado, gesso etc.) de maneira a quebrar essa simetria e distribuir melhor os modos das ondas estacionárias.
Existem planilhas na Internet que podem te auxiliar a escolher as distâncias.
Usar angulações tbm pode ser uma boa idéia.

Quanto mais denso o material, maiores as chances de refletir os graves e modificar a distribuição dos modos.

Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
ROGERIO MEDEIROS
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2007, 16:13
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: Estúdio barato.

Mensagem por ROGERIO MEDEIROS »

Oi Oran, Grande Dennis e Luiz. Nesse caso, devido a necessidade de gravar vozes na sala, acredito que possa ser usado o compensado para fazer o sistema de <b>isolação</b> "box in a box" mas não abriria mão de usar um recheio de lã de vidro densidade 20kg/m3 entre a parede e o compesado para garantir que não teria interferências externas de som na minha gravação e depois talvez ser até preciso refazer o sistema, No que se refere ao AC até usaria o split por ser barato e ter eficiência estética no interior da sala, além disso, pelo que pude enteder as gravações serão feitas Via Mid podendo assim desligar o AC nas gravação de voz, usaria a própria sobra da lã para cobrir o pequeno furo na parede que é feito na instalação do Ac e ainda passaria um silicone reforçando só pra garantir!
abraços a todos.
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Estúdio barato.

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Rogério,
Você está certo, quando executamos a caixa interna, seja lá com qual material, utilizamos uma camada intermediária com lã de rocha ou vidro. Porém, vou aproveitar a deixa para esclarecer alguns mitos.

A lã de vidro ou de rocha, ou mesmo qualquer outro material absorsivo, não possui boa qualidade isolante. Justamente pelo fato de absorver com muito facilidade qualquer frequência, principalmente as mais graves, que a atravessam, praticamente ignoram o material.

Posso entrar em detalhe num outro post, o importante agora é deixar claro que as lãs são utilizadas em sistemas de <b>isolação</b>, mas de outra forma.

Uma delas é entre as paredes que compõem o box-in-a-box, mas com o intuito de garantir que não haja contato entre esses materiais. Esse sistema também é conhecido como massa-mola-massa, pois prevê um material elástico entre essas camadas e é esse desacoplamento que permitirá que não haja transmissão física entre os materiais, potencializando sua <b>isolação</b>.
Veja bem, essa camada de lã irá de de alguma forma tirar energia do som que a atravessa, mas se compararmos com um material mais denso, essa redução é irrisória. Por isso sempre utilizamos lãs de baixa densidade nesses sistemas, elas são mais baratas.

Outro uso dos materiais absorsivos em sistemas de <b>isolação</b> é dentro das antecâmaras. Para os que desconhecem desse artifício, antecâmara nada mais é do que uma "ante-sala" em que se atravessa para entrar em algum ambiente acusticamente isolado. Isso potencializa ainda mais todo o sistema por não só criar uma barreira extra, mas por obrigar que se atravesse duas portas até chegar no ambiente, sem que haja uma invasão direta a uma sessão de gravação, por exemplo.
Aonde aparecem as lãs? Revestindo toda a área interna dessa Antecâmara, pois do contrário esse ambiente poderia se tornar uma câmara reverberante que amplificaria o ruído que a atravessasse.

Sobre usar a lã nos furos, observe que você está compactando o material, tornando-o mais denso. Na verdade está utilizando a propriedade elástica da lã para ocupar o espaço do buraco com pressão. Eu considero uma alternativa, mas eu partiria para silicones industriais, bostiques ou qualquer outro material elástico que possa ocupar esse espaço de maneira mais completa e acrescentando densidade.

Espero ter esclarecido as dúvidas de todos e instigado algumas outras!
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Avatar do usuário
ROGERIO MEDEIROS
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2007, 16:13
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: Estúdio barato.

Mensagem por ROGERIO MEDEIROS »

Oi Amigos, Quero agradecer a explicação do Luiz sobre o real funcionamento da Lã de vidro no sistema de Isalação, assim que as dúvidas aparecerem pode deixar que estaremos aqui novamente. abração a todos da OMID.
alberlan
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Ago 2010, 21:36

Re: Estúdio barato.

Mensagem por alberlan »

galera gostei muito das suas dicas de estudio mais sou novo no asunto não quero incomodar a galera que ja vi que sabe do que ta falando

mais muita gente fala das famozas caixas de ovos

eu quero motar um estudio pra enssaio e futaramente pemssar em gravação [

mais atualmente so banda

eu tenho uma garagem que tem ums 5x4mts e altura de ums 3mt
to penssando em colocar uma camada de insopor é por sima uma de compessando e depois uma de caixa de ovo ou espuma caixa de ovo oq vcs me dizem por favor me aconcelhei

não aguento mais pagar pra enssaio e sem falar que minha banda tem percução que e super alta e não quero encomodar os vizinho

oque vcs me aconcelhão de barata epratico


des-de ja agradeço a galera

si possivel responder no meu e-mail albert_free125@hotmail.com
Responder