Ruídos e suas "cores"

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Emerson Prado
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:52

Ruídos e suas "cores"

Mensagem por Emerson Prado »

Olá a todos,
Na nossa última aula, surgiu uma discussão sobre o conteúdo dos ruídos, especificamente o rosa. A discussão não foi além pois não era o assunto da aula, mas eu gostaria de clarear o assunto.

Indico as seguintes referências como embasamento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_rosa
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=35 (ver msg de Jan 23, 2001 11:31)
http://en.wikipedia.org/wiki/Colors_of_noise (inglês)

A discussão era se o ruído rosa tem queda de 3 ou 6dB/8ª, ou ambos podem ser considerados ruído rosa.
Ao meu ver, o ruído rosa é o com queda de 3dB/8ª, pois é definido como tendo densidade de potência constante por 8ª. Como cada 8ª tem o dobro de frequências da anterior, a potência (intensidade) por frequência deve cair à metade - 3dB.

A queda seria 6dB/8ª caso considerássemos pressão constante por 8ª. Mas aí me surgiu uma dúvida: a soma de pressões ocorre de forma linear? Em outras palavras: dois sinais distintos com a mesma pressão (amplitude), se somados, resultarão em um sinal 6dB acima dos sinais originais? Tenho pra mim que o acréscimo seria de apenas 3dB, mas não tenho o embasamento para comprovar isso.
Ou será que teremos 3dB a mais na pressão real e 6dB a mais na pressão de pico? Qual das duas deve ser considerada neste cálculo? Acredito que a real, mas...

Abraços
Responder