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Microfonia é problema de acústica?

Enviado: 30 Nov 2007, 15:23
por Serginho Charantola
Olá pessoal, tenho um estúdio de ensaio e estou adquirindo alguns equipamentos para gravar também. Minha pergunta é sobre microfonia, nos ensaios quando uso <b>microfones</b> dinâmico tenho uma certa restrisção com volume, senão apita tudo (microfonia), usar mics.<b>condensadores</b> então, nem pensar. Isso tem haver com a <strong>acústica</strong> da sala, sendo que nos ensaios é claro que a duas PAs amplificada na sala.

Um abraço a todos, se puderem ajudar ficarei grato.

Serginho :roll:

Microfonia

Enviado: 05 Dez 2007, 15:14
por Marcelo Monteiro
Olá Sérgio,

Eu diria que sim e que não, porque a <strong>acústica</strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b>microfone</b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b>microfone</b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b>microfone</b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b>microfone</b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b>microfones</b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b>microfone</b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.

Re: Microfonia

Enviado: 05 Dez 2007, 23:08
por Serginho Charantola
Marcelo Monteiro escreveu:Olá Sérgio,

Eu diria que sim e que não, porque a <strong><strong>acústica</strong></strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b><b>microfone</b></b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b><b>microfone</b></b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b><b>microfone</b></b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b><b>microfone</b></b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b><b>microfones</b></b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b><b>microfone</b></b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.


Valeu Marcelo, para me tirar mais uma dúvida ainda, estes mics. <b>condensadores</b> então não são muito usados em salas para ensaio? ou são?

Serginho Charantola

condensadores

Enviado: 06 Dez 2007, 16:06
por Marcelo Monteiro
Sérgio,

Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b>microfones</b> <b>condensadores</b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b>microfone</b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b>microfone</b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b>microfones</b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.

Re: <b>condensadores</b>

Enviado: 06 Dez 2007, 22:06
por Serginho Charantola
Marcelo Monteiro escreveu:Sérgio,

Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b><b>microfones</b></b> <b><b>condensadores</b></b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b><b>microfone</b></b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b><b>microfone</b></b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b><b>microfones</b></b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.

Valeu Marcelo. Obrigado pela colaboração com sua experiência.
Um abraço.

Serginho Charantola.

Enviado: 11 Dez 2007, 17:24
por Dennis Zasnicoff
Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.

Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b>microfones</b>
- Diminuir ganho do <b>microfone</b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b>microfones</b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b>absorvedores</b>, equalizadores)

Abs
Dennis

Enviado: 11 Dez 2007, 22:50
por Serginho Charantola
Dennis Zasnicoff escreveu:Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.

Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b><b>microfones</b></b>
- Diminuir ganho do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b><b>microfones</b></b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b><b>absorvedores</b></b>, equalizadores)

Abs
Dennis


Professores, mais uma dúvida por gentileza, a microfonia acontece em todas frequências ou só nas agudas? ou quais mais frequentes?
Obrigado e um abraço a todos.
Serginho.

Feedback - Microfonia

Enviado: 12 Dez 2007, 10:42
por Dennis Zasnicoff
O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b>microfone</b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz

Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:

- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b>microfone</b>
- Diminuir o número de <b>microfones</b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)

Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.

Abs
Dennis

Re: Feedback - Microfonia

Enviado: 20 Dez 2007, 17:45
por Serginho Charantola
Dennis Zasnicoff escreveu:O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b><b>microfone</b></b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz

Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:

- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir o número de <b><b>microfones</b></b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)

Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.

Abs
Dennis

Dennis, veja se meu raciocínio esta certo.
Quando eu descobrir pelo analizador de espectro quais frequências estão a mais na sala, eu construo <b>absorvedores</b> para aquelas freqs., ai não precisarei de equalizador. Correto?
Se estiver correto, então nem preciso de analisador também, pois basta colocar um mic na frente da caixa, aumentar bem o volume e ir atenuando as frequências na própria mesa, até parar os apitos, depois vejo quais são as freqs. no fender e construo os <b>absorvedores</b> para a sala ficar flat.
É isso mesmo ou não?

Um abraço e obrigado.
Serginho Charantola.

Microfonia e absorvedores

Enviado: 20 Dez 2007, 20:16
por Dennis Zasnicoff
Serginho,

Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong>acústica</strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !

Fazer um <b>tratamento acústico</b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.

<b>tratamento acústico</b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b>microfones</b> em posições diferentes, outros modelos de <b>microfones</b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.

Se um <b>tratamento acústico</b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b>microfones</b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.

Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.

Abs

Re: Microfonia e <b>absorvedores</b>

Enviado: 21 Dez 2007, 09:02
por Serginho Charantola
Dennis Zasnicoff escreveu:Serginho,

Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong><strong>acústica</strong></strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !

Fazer um <b><b>tratamento acústico</b></b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.

<b><b>tratamento acústico</b></b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b><b>microfones</b></b> em posições diferentes, outros modelos de <b><b>microfones</b></b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.

Se um <b><b>tratamento acústico</b></b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b><b>microfones</b></b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.

Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.

Abs
Valeu Dennis, matei todas minhas dúvidas sobre microfonia.
Um abraço e obrigado.

Microfonia

Enviado: 21 Dez 2007, 13:39
por Marcelo Monteiro
Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b>microfone</b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!

Re: Microfonia

Enviado: 21 Dez 2007, 19:32
por Serginho Charantola
Marcelo Monteiro escreveu:Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b><b>microfone</b></b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!
Valeu Marcelo, aprendi outra, obrigado.
Serginho

Enviado: 26 Dez 2007, 19:32
por Humberto Santilli
Estou escrevendo só pra agradecer o Marcelo pela informação do porquê diabos :twisted: o <b>microfone</b> apita quando o cidadão vocalista tapa a cápsula com a mão ou segura o <b>microfone</b> muito perto da cápsula.

Eu esperava descobrir o porquê deste fenômeno a 1 milhão de anos, brigadão Marcelo!! :D

Abração
Humberto Santilli

Enviado: 27 Dez 2007, 02:04
por Dennis Zasnicoff
Humberto, fiquei sabendo que você tirou a maior nota na prova final de Audio da academia, parabéns ! :D