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Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Acústica em Áudio e Studio Design (AEP110)

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 Título: Microfonia é problema de acústica?
MensagemEnviado: 30 Nov 2007, 15:23 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Olá pessoal, tenho um estúdio de ensaio e estou adquirindo alguns equipamentos para gravar também. Minha pergunta é sobre microfonia, nos ensaios quando uso microfones dinâmico tenho uma certa restrisção com volume, senão apita tudo (microfonia), usar mics.condensadores então, nem pensar. Isso tem haver com a acústica da sala, sendo que nos ensaios é claro que a duas PAs amplificada na sala.

Um abraço a todos, se puderem ajudar ficarei grato.

Serginho :roll:

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Serginho Charantola
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 Título: Microfonia
MensagemEnviado: 05 Dez 2007, 15:14 
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Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Mensagens: 10
Localização: São Paulo, Brasil
Olá Sérgio,

Eu diria que sim e que não, porque a acústica pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um microfone capta som ou ruído do alto-falante cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo microfone. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o microfone virado para o alto-falante que ele envia o sinal e deixe o microfone afastado o máximo que puder do alto-falante. Verifique se os microfones que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do alto-falante, ou das reflexões, terá microfonia. Um microfone direcional (cardióide), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do condensador acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.

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Marcelo Monteiro


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 Título: Re: Microfonia
MensagemEnviado: 05 Dez 2007, 23:08 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Marcelo Monteiro escreveu:
Olá Sérgio,

Eu diria que sim e que não, porque a <strong>acústica</strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b>microfone</b> capta som ou ruído do alto-falante cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b>microfone</b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b>microfone</b> virado para o alto-falante que ele envia o sinal e deixe o <b>microfone</b> afastado o máximo que puder do alto-falante. Verifique se os <b>microfones</b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do alto-falante, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b>microfone</b> direcional (cardióide), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do condensador acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.




Valeu Marcelo, para me tirar mais uma dúvida ainda, estes mics. condensadores então não são muito usados em salas para ensaio? ou são?

Serginho Charantola

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 Título: condensadores
MensagemEnviado: 06 Dez 2007, 16:06 
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Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Mensagens: 10
Localização: São Paulo, Brasil
Sérgio,

Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os microfones condensadores, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um microfone dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um microfone que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de microfones, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.

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Marcelo Monteiro


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 Título: Re: <b>condensadores</b>
MensagemEnviado: 06 Dez 2007, 22:06 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Marcelo Monteiro escreveu:
Sérgio,

Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b>microfones</b> <b>condensadores</b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b>microfone</b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b>microfone</b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b>microfones</b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.



Valeu Marcelo. Obrigado pela colaboração com sua experiência.
Um abraço.

Serginho Charantola.

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 Título:
MensagemEnviado: 11 Dez 2007, 17:24 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
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Localização: São Paulo, Brasil
Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.

Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar microfones
- Diminuir ganho do microfone
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar microfones direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, absorvedores, equalizadores)

Abs
Dennis

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Dennis Zasnicoff
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 Título:
MensagemEnviado: 11 Dez 2007, 22:50 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Dennis Zasnicoff escreveu:
Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.

Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b>microfones</b>
- Diminuir ganho do <b>microfone</b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b>microfones</b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b>absorvedores</b>, equalizadores)

Abs
Dennis




Professores, mais uma dúvida por gentileza, a microfonia acontece em todas frequências ou só nas agudas? ou quais mais frequentes?
Obrigado e um abraço a todos.
Serginho.

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 Título: Feedback - Microfonia
MensagemEnviado: 12 Dez 2007, 10:42 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do microfone/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz

Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:

- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do microfone
- Diminuir o número de microfones abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)

Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.

Abs
Dennis

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Dennis Zasnicoff
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 Título: Re: Feedback - Microfonia
MensagemEnviado: 20 Dez 2007, 17:45 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Dennis Zasnicoff escreveu:
O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b>microfone</b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz

Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:

- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b>microfone</b>
- Diminuir o número de <b>microfones</b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)

Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.

Abs
Dennis



Dennis, veja se meu raciocínio esta certo.
Quando eu descobrir pelo analizador de espectro quais frequências estão a mais na sala, eu construo absorvedores para aquelas freqs., ai não precisarei de equalizador. Correto?
Se estiver correto, então nem preciso de analisador também, pois basta colocar um mic na frente da caixa, aumentar bem o volume e ir atenuando as frequências na própria mesa, até parar os apitos, depois vejo quais são as freqs. no fender e construo os absorvedores para a sala ficar flat.
É isso mesmo ou não?

Um abraço e obrigado.
Serginho Charantola.

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 Título: Microfonia e absorvedores
MensagemEnviado: 20 Dez 2007, 20:16 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Serginho,

Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que acústica, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !

Fazer um tratamento acústico é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.

tratamento acústico anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - microfones em posições diferentes, outros modelos de microfones ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.

Se um tratamento acústico não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar microfones e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.

Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.

Abs

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 Título: Re: Microfonia e <b>absorvedores</b>
MensagemEnviado: 21 Dez 2007, 09:02 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Dennis Zasnicoff escreveu:
Serginho,

Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong>acústica</strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !

Fazer um <b>tratamento acústico</b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.

<b>tratamento acústico</b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b>microfones</b> em posições diferentes, outros modelos de <b>microfones</b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.

Se um <b>tratamento acústico</b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b>microfones</b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.

Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.

Abs


Valeu Dennis, matei todas minhas dúvidas sobre microfonia.
Um abraço e obrigado.

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 Título: Microfonia
MensagemEnviado: 21 Dez 2007, 13:39 
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Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Mensagens: 10
Localização: São Paulo, Brasil
Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o microfone perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!

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Marcelo Monteiro


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 Título: Re: Microfonia
MensagemEnviado: 21 Dez 2007, 19:32 

Registrado em: 22 Nov 2007, 10:01
Mensagens: 14
Localização: Osasco
Marcelo Monteiro escreveu:
Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b>microfone</b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!


Valeu Marcelo, aprendi outra, obrigado.
Serginho

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 Título:
MensagemEnviado: 26 Dez 2007, 19:32 
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Registrado em: 01 Nov 2007, 00:55
Mensagens: 6
Localização: São Paulo
Estou escrevendo só pra agradecer o Marcelo pela informação do porquê diabos :twisted: o microfone apita quando o cidadão vocalista tapa a cápsula com a mão ou segura o microfone muito perto da cápsula.

Eu esperava descobrir o porquê deste fenômeno a 1 milhão de anos, brigadão Marcelo!! :D

Abração
Humberto Santilli


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 Título:
MensagemEnviado: 27 Dez 2007, 02:04 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Humberto, fiquei sabendo que você tirou a maior nota na prova final de Audio da academia, parabéns ! :D

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