Madeira - reflexão e absorção

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Ellen
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Fev 2009, 15:56

Madeira - reflexão e absorção

Mensagem por Ellen »

Tenho dúvidas quanto ao uso da madeira no projeto acústico. Sei que pode promover tanto absorção quanto reflexão. Certo?
A minha dúvida é quando associada a uma fibra mineral, lã de rocha ou vidro. Quero fazer uma painel absorvente com acabamento em madeira laminada. A minha proposta é fazer um grelha de madeira afastada cerca de 5cm da parede, mais a lã e em seguida MDF 15mm e laminado 3mm. A grelha seria composta por estrados 5x10cm e ripas 2,5x5cm.
Estou caracterizando um sistema massa mola massa? Qual o cálculo que me diz a proporção correta entre esses elementos? Tenho uma superfície de absorção?
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Madeira - reflexão e absorção

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Ellen,

Existem diferentes tipos de <b>absorvedores</b>. Porosos (como as espumas), de Membrana (como compensados de madeira fixados, porém livres para "vibrar") e de Ressonância (como os de Helmholtz, com furos).

A madeira pode fazer parte da estrutura de odos estes tipos. O que vai determinar se ela está atuando como estrutura, <b>absorvedor</b> ou refletor, é a posição e as características dela.

Como regra geral, madeiras fixas são refletores. Quando podem vibrar, atuam como <b>absorvedores</b> para algumas frequências, e refletores para outras. Quanto à posição: por exemplo, se estiver na frente de espumas, atuará como refletor e ao mesmo tempo anulará o efeito <b>absorvedor</b> da espuma. Atrá dela, atua como estrutura e não atrapalha a absorção da espuma.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder