Reflextion Free Zone

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
demisak
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2008, 14:23

Reflextion Free Zone

Mensagem por demisak »

Ola Pessoal,

Alguem sabe como posso criar uma Reflextion Free zone numa tecnica atraves de angulacao? Como calcular o ITDG? Obrigado!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Reflextion Free Zone

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Demisak!

Uma das melhoires ferramentas seria desenhar sua sala em escala e usar um transferidor para fazer estudo de Ray-Trace.

Ou seja, considere que as ondas refletem com o mesmo ângulo de incidência e desenhe vários "raios" saindo dos seus monitores. Experimente variar a geometria da planta (com painéis) até encontrar um tamanho e uma posição de painel que gere um RFZ. Lembre-se também de mesas, piso, teto e paredes traseiras!

Para cálculo do ITDG, considere 1ms para cada 30cm. Conforme escrevi em outro post aqui no AudioForum, o ITDG deveria ficar entre 15-25ms para um reforço natural sem problemas de cancelamento.
Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
nauldo
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Set 2010, 11:32
Contato:

Re: Reflextion Free Zone

Mensagem por nauldo »

Pessoal, Tenho uma dúvida:
FRZ : vcs falam de Reflexões primárias?

Se for, Como trata-las no Piso ou na mesa, p. ex?
Teríamos problemas com mesas com tampo de vidro?

Abraços!!
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Reflextion Free Zone

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Nauldo

O RFZ se refere à 'Reflection Free Zone' ou 'Area Livre de Reflexões'. Quando falamos em um projeto de um estúdio destas reflexões, estamos se referindo as PRIMEIRAS REFLEXÕES.

O ideal seria de ter uma distância em tempo de uns 20ms, entre o som direito e as primeiras reflexões. Em técnicas você procure desviar estas primeiras reflexões para tras e assim ganhar este tempo. Neste caso não esquece em absorver ou difundir as reflexões tardias para não ter cruzamento de estéreo. O problema de ter primeiras reflexões muito altas e próximas é de não ouvir bem as mesmas da sua gravação ou da sala de gravação, em caso de monitoração.

Uma outra solução seria de absorver as primeiras reflexões à uns -18dB, que signifique 8x menos (recomendação por técnicas de nome, como o Bob Katz, por exemplo). Eu pessoalmente prefiro trabalhar em técnicas com reflectores para chegar na primeira solução acima (de ter um RFZ de +/-20ms).

Reflexões primarias podem ser tratados então de duas maneiras:
1. Reflectores (pode ser compensado folhado) para desviar as reflexões para o fundo da Técnica
2. Absorvedore (podem ser cortinas, lã de vidro ou de rocha de 64kg/m3 ou mais, etc.).

Em ambos os casos você precise calcular os seus coeficientes de absorção para atingir o <b>RT60</b> plano.

Para responder a sua outra dúvida: sim, um tampo de vidro na sua mesa não é uma boa solução, porque vai gerar estas primeiras reflexões. O ideal seria de ter absorção e a mesa inclinado. Também recomendamos de deixar as caixas um pouco para tras da mesa para assim evitar estas reflexões.

Espero de ter ajudado!

Grande abraço! Omid.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder