Página 1 de 1

Reflextion Free Zone

Enviado: 18 Jan 2009, 20:41
por demisak
Ola Pessoal,

Alguem sabe como posso criar uma Reflextion Free zone numa tecnica atraves de angulacao? Como calcular o ITDG? Obrigado!

Re: Reflextion Free Zone

Enviado: 17 Mar 2009, 13:00
por Dennis Zasnicoff
Olá Demisak!

Uma das melhoires ferramentas seria desenhar sua sala em escala e usar um transferidor para fazer estudo de Ray-Trace.

Ou seja, considere que as ondas refletem com o mesmo ângulo de incidência e desenhe vários "raios" saindo dos seus monitores. Experimente variar a geometria da planta (com painéis) até encontrar um tamanho e uma posição de painel que gere um RFZ. Lembre-se também de mesas, piso, teto e paredes traseiras!

Para cálculo do ITDG, considere 1ms para cada 30cm. Conforme escrevi em outro post aqui no AudioForum, o ITDG deveria ficar entre 15-25ms para um reforço natural sem problemas de cancelamento.
Abs!

Re: Reflextion Free Zone

Enviado: 14 Set 2010, 11:08
por nauldo
Pessoal, Tenho uma dúvida:
FRZ : vcs falam de Reflexões primárias?

Se for, Como trata-las no Piso ou na mesa, p. ex?
Teríamos problemas com mesas com tampo de vidro?

Abraços!!

Re: Reflextion Free Zone

Enviado: 02 Nov 2010, 18:50
por OmidBurgin
Ola Nauldo

O RFZ se refere à 'Reflection Free Zone' ou 'Area Livre de Reflexões'. Quando falamos em um projeto de um estúdio destas reflexões, estamos se referindo as PRIMEIRAS REFLEXÕES.

O ideal seria de ter uma distância em tempo de uns 20ms, entre o som direito e as primeiras reflexões. Em técnicas você procure desviar estas primeiras reflexões para tras e assim ganhar este tempo. Neste caso não esquece em absorver ou difundir as reflexões tardias para não ter cruzamento de estéreo. O problema de ter primeiras reflexões muito altas e próximas é de não ouvir bem as mesmas da sua gravação ou da sala de gravação, em caso de monitoração.

Uma outra solução seria de absorver as primeiras reflexões à uns -18dB, que signifique 8x menos (recomendação por técnicas de nome, como o Bob Katz, por exemplo). Eu pessoalmente prefiro trabalhar em técnicas com reflectores para chegar na primeira solução acima (de ter um RFZ de +/-20ms).

Reflexões primarias podem ser tratados então de duas maneiras:
1. Reflectores (pode ser compensado folhado) para desviar as reflexões para o fundo da Técnica
2. Absorvedore (podem ser cortinas, lã de vidro ou de rocha de 64kg/m3 ou mais, etc.).

Em ambos os casos você precise calcular os seus coeficientes de absorção para atingir o <b>RT60</b> plano.

Para responder a sua outra dúvida: sim, um tampo de vidro na sua mesa não é uma boa solução, porque vai gerar estas primeiras reflexões. O ideal seria de ter absorção e a mesa inclinado. Também recomendamos de deixar as caixas um pouco para tras da mesa para assim evitar estas reflexões.

Espero de ter ajudado!

Grande abraço! Omid.