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Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Acústica em Áudio e Studio Design (AEP110)

Autor Mensagem
 Título: Reflextion Free Zone
MensagemEnviado: 18 Jan 2009, 20:41 

Registrado em: 26 Set 2008, 14:23
Mensagens: 3
Ola Pessoal,

Alguem sabe como posso criar uma Reflextion Free zone numa tecnica atraves de angulacao? Como calcular o ITDG? Obrigado!


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 Título: Re: Reflextion Free Zone
MensagemEnviado: 17 Mar 2009, 13:00 
Bronze

Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Mensagens: 243
Localização: São Paulo, Brasil
Olá Demisak!

Uma das melhoires ferramentas seria desenhar sua sala em escala e usar um transferidor para fazer estudo de Ray-Trace.

Ou seja, considere que as ondas refletem com o mesmo ângulo de incidência e desenhe vários "raios" saindo dos seus monitores. Experimente variar a geometria da planta (com painéis) até encontrar um tamanho e uma posição de painel que gere um RFZ. Lembre-se também de mesas, piso, teto e paredes traseiras!

Para cálculo do ITDG, considere 1ms para cada 30cm. Conforme escrevi em outro post aqui no AudioForum, o ITDG deveria ficar entre 15-25ms para um reforço natural sem problemas de cancelamento.
Abs!

_________________
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical


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 Título: Re: Reflextion Free Zone
MensagemEnviado: 14 Set 2010, 11:08 
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Set 2010, 11:32
Mensagens: 4
Pessoal, Tenho uma dúvida:
FRZ : vcs falam de Reflexões primárias?

Se for, Como trata-las no Piso ou na mesa, p. ex?
Teríamos problemas com mesas com tampo de vidro?

Abraços!!


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 Título: Re: Reflextion Free Zone
MensagemEnviado: 02 Nov 2010, 18:50 
Bronze
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Mensagens: 117
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Ola Nauldo

O RFZ se refere à 'Reflection Free Zone' ou 'Area Livre de Reflexões'. Quando falamos em um projeto de um estúdio destas reflexões, estamos se referindo as PRIMEIRAS REFLEXÕES.

O ideal seria de ter uma distância em tempo de uns 20ms, entre o som direito e as primeiras reflexões. Em técnicas você procure desviar estas primeiras reflexões para tras e assim ganhar este tempo. Neste caso não esquece em absorver ou difundir as reflexões tardias para não ter cruzamento de estéreo. O problema de ter primeiras reflexões muito altas e próximas é de não ouvir bem as mesmas da sua gravação ou da sala de gravação, em caso de monitoração.

Uma outra solução seria de absorver as primeiras reflexões à uns -18dB, que signifique 8x menos (recomendação por técnicas de nome, como o Bob Katz, por exemplo). Eu pessoalmente prefiro trabalhar em técnicas com reflectores para chegar na primeira solução acima (de ter um RFZ de +/-20ms).

Reflexões primarias podem ser tratados então de duas maneiras:
1. Reflectores (pode ser compensado folhado) para desviar as reflexões para o fundo da Técnica
2. Absorvedore (podem ser cortinas, lã de vidro ou de rocha de 64kg/m3 ou mais, etc.).

Em ambos os casos você precise calcular os seus coeficientes de absorção para atingir o RT60 plano.

Para responder a sua outra dúvida: sim, um tampo de vidro na sua mesa não é uma boa solução, porque vai gerar estas primeiras reflexões. O ideal seria de ter absorção e a mesa inclinado. Também recomendamos de deixar as caixas um pouco para tras da mesa para assim evitar estas reflexões.

Espero de ter ajudado!

Grande abraço! Omid.

_________________
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br


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