Como tirar reverb ?

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Como tirar reverb ?

Mensagem por radioleo1 »

E ae galera blz ?
Então, tô com uma dúvida aqui. Captei um áudio em uma sala grande e vazia, mas gostaria de tirar o <b>reverb</b>. Tem algum plugin que faça isso ? O que devo fazer ?
abraçoss
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Como tirar <b>reverb</b> ?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Radioleo!

Teoricamente, é possível. Mas trataria-se de uma operação delicada, trabalhosa e demorada... nunca soube de algum caso bem-sucedido.

O processo seria o seguinte: você precisa captar a resposta ao impulso da mesma sala. Ou seja, o decaimento do som natural dela após um grande estalo de alta intensidade e banda larga. Muitas vezes, utiliza-se uma pistola para tanto. Outra maneira mais prática, seria utilizar um Software como o SMAART.

A resposta ao impulso é uma "assinatura" do <b>reverb</b> da sala, ou sua impressão digital. Este áudio pode ser processado por alguns plugins de convolução para simular o <b>reverb</b> da sala. Ou seja, vc pode gravar um instrumento totalmente seco e aplicar a convolução, fazendo-o soar como se estivesse naquela sala.

Matematicamente falando, se você pode pegar um áudio SECO e aplicar CONVOLUÇÃO com uma resposta do impulso, obtendo um áudio REVERBERADO, o oposto também seria possível. Ou seja, utilizando uma operação reversa à convolução, você processaria o áudio MOLHADO para obter o SECO.

Na verdade, é assim que o SMAART e outros softwares obtém a resposta ao impulso. Eles jogam um ruído na sala e gravam loops. Através de operações matemáticas, eles transformam a gravação reverberada em um impulso. Porém com uma diferença, eles conhecem o áudio SECO, antes de ser enviado para a sala... MOLHADO-SECO=<b>reverb</b>, que por sua vez, pode ser transformado em um impulso.

Infelizmente eu nunca vi um plugin que fizesse isso automaticamente. Se você descobrir alguma coisa na Internet, mande para gente!

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder