Estudio em predio comercial

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
leobortolini
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Dez 2008, 19:59

Estudio em predio comercial

Mensagem por leobortolini »

Olá a todos!
Eu tenho uma sala comercial, onde gostaria de montar um estúdio para ensaios, mas estou preocupado com o vazamento de som para as salas vizinhas, principalmente para as que estão localizadas acima e abaixo. As dimensões da sala a seu utilizada são 6x8m e pé direito de 3m.

Minha pergunta é: Existe uma forma realizar um isolamento acústico realmente eficiente, que não incomode nenhum dos escritórios ao redor? Se sim, qual seria o método mais indicado?

Obrigado!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Estudio em predio comercial

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Léo,

Isolamento é sinônimo de MASSA, desacoplamento, espessura, densidade. Ou seja, estruturas grandes, pesadas e/ou que ocupam um grande espaço.

Infelizmente não é tão simples isolar um estúdio de ensaio do mundo externo. O ideal seria que você construísse uma sala dentro da sala original. O famoso conceito box-in-box, onde o piso estaria desacoplado (flutuante) e todas as paredes e forros com o mínimo contato possível com a "casca" externa. Quanto mais densas as paredes, melhor. Tbm é uma boa prática deixar um espaço entre as duas salas, preenchido com material <b>absorvedor</b>, refletor ou simplesmente ar.

Se construir uma estrutura não é viável, procure começar pelos furos, buracos, conduítes, frestas - enfim, tudo por onde o som pode escapar - e vedá-los acusticamente. Atenção especial para janelas e portas, que costumam isolar mnos do que as paredes, diminuindo a eficácia do conjunto. Você tbm pode pensar em um booth para bateria e/ou amplis. Mas aí pode-se perder o envolvimento ao vivo de um ensaio.

Abs!
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Estudio em predio comercial

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Leo,
Realmente a sua situação é bem complicada, mas já construímos estúdios em situações parecidas.

Edifícios comerciais em geral possuem alvenarias de vedação leves, como há muitos andares, cada peso aliviado é sobrecarga a menos sobre as fundações. Dependendo da construção, é importante também verificar se essa sobrecarga que você acescentará para a <b>isolação</b> é suportada pela estrutura existente. Como o Dennis comentou e insistimos muito em todos os tópicos, <b>isolação</b> é conseguida através de massa, desacoplamento e vedação, lembre-se disso e você acertará no seu projeto.
Além disso, é importante verificar o custo/benefício dessa obra. O espaço é alugado ou é seu?
A obra de <b>isolação</b> sem dúvida deverá ser o box-in-a-box, e isso requer um bom investimento, que não será possível de ser aproveitado no caso de você mudar de sala.
Verifique qual o pé direito da sala que possui, você perderá aproximadamente 15cm no piso e 30cm no forro quando fizer o box-in-a-box, essas medidas devem ser descontadas do pé direito existente e será o que você terá com a sala pronta, essa medida final é adequada para o seu estúdio?

É muito importante fazer essas análises para que não entre num investimento que não trará o retorno no prazo desejado.

Dê uma olhada no tópico que criei com dicas para quem vai construir seu próprio estúdio:
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=294

Abraço,
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Responder