Dimensões Corretas

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
julio20
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Nov 2008, 23:24

Dimensões Corretas

Mensagem por julio20 »

Olá Galera to pensando em contruir um estudio!

Qual seria as dimensões corretas e materiais usados para que o tratemento acustico seja bom .... por exemplo parede dupla, ou não ... algum tijolo especifico .... o jeito de colocar.

A sala de gravação seria uma muito uso .... tanto para a gravação da voz e violão até uma bateria mas não muito grande.

alguem tem sugestões para isso ou sites que podemos montar o nosso proprio projeto???


obrigado!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Dimensões Corretas

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Julio!

Esta resposta com certeza não é tão simples !

Uma primeira dica que daria: se você vai construir do zero e pode planejar as dimensões, tenham em mente o seguinte:

- As paredes duplas (para o caso de <b>isolação</b>), tomarão uma boa parte do espaço interno, que deve ser calculado para que o volume de ar não seja tão pequeno. Via de regra, quanto maior a sala, melhores as possibilidades de se controlar os modos ressonantes, instalar <b>tratamento acústico</b>, ter versatilidade de sonoridades e <b>reverberação</b> adequada.

- Existem algumas medidas e relações entre as dimensões (comprimento, altura, largura) conhecidas como GOLDEN RATIO. Procure no Google, com certeza vc vai encontrar vários exemplos. Em teoria, estas dimensões apresentam a melhor distribuição dos modos ressonantes, favorecendo uma resposta mais FLAT da sala.

- É uma boa idéia pensar em "quebra de paralelismo". Paredes e teto angulados. Por um lado, vc evita a formação de modos concentrados e flutter echo. Por outro, fica mais difícil de se calcular e prever o resultado. Muitas vezes, é contruída uma sala retangular (paralelepípedo) que depois é ajustado como paredes, forros e painéis internos para a construção de <b>absorvedores</b>, refletores, depóstos etc, ao mesmo tempo que se quebra o paralelismo.

- Uma sala multi-uso tme a desvantagem de não ser "especializada" em nenhuma função. Funcionando como técnica e estúdio, procure um <b>tempo de reverberação</b> intermediário, algo como 0,30 ou 0,35 segundos e um tamanho suficientemente grande para acomodar acusticamente vários instrumentos, incluindo bateria, e painéis para a criação de espaços sonoros.

Abs!
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Dimensões Corretas

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Julio,
O Dennis tocou em dois pontos fundamentais, a diferença entre <b>isolação</b> e <b>tratamento acústico</b> e o cuidado com as proporções.

Tenha em mente que <b>isolação</b> é basicamente não permitir a entrada de ruídos ou não permitir que o som produzido nas salas vazem para as demais ou para seus vizinhos.
<b>tratamento acústico</b> tem mais a ver com as proporções da sala, os revestimentos internos e as peças acústicas.

Como a <b>isolação</b> <strong>acústica</strong> ocupa espaço (imagine uma parede espessa ou até mesmo dupla) é fundamental planejar como ocupar o espaço antes de contruir e é aí que entra a preocupação com as proporções da sala.
Eu, particularmente, não trabalho com proporções pré-calculadas, pois elas acabam amarrando o lay-out do seu estúdio e as salas podem não se "encaixar" da maneira adequada ao espaço que você possui.

Eu criei um tópico com recomendações para quem pretende construir seu próprio estúdio:
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=294

Comece seu projeto e traga mais dúvidas!

Abraço,
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Responder