Audio Forum
http://www.audioforum.com.br/

RT 60....
http://www.audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=2954
Página 1 de 1

Autor:  murari [ 11 Jul 2011, 22:56 ]
Título:  RT 60....

Olá galera do fórum,eu tenho dúvidas a respeito dos cálculos de RT60 pois na aula as coisas não ficaram tão claras quanto deveriam.Por exemplo como trabalhar com a tabela onde se insere os coeficientes de absorção,gostaria de saber mais sobre a fórmula de cálculo pois não ficou claro pra mim como usá-la e o que significa cada termo da fórmula...na fórmula RT=V/A como se cálcula o resultado final de A(absorção)antes de efetuar a divisão ...obrigado e espero que possam ajudar...valeuuu

Autor:  iara.cunha [ 23 Jul 2011, 01:27 ]
Título:  Re: RT 60....

Olá murari. Realmente o RT, por ir ficando por último, acaba sendo mostrado meio corrido mesmo. Também senti isso na minha turma. Minha sorte é que eu já conhecia um pouco da teoria por ter estudado antes.

Olha, eu aprendi na universidade que a fórmula básica para o tempo de reverberação tem uma constante. No caso é RT = 0,16 V/A
Dei uma olhada nos slides das aulas ali e realmente eles mostram só RT=V/A. Daí fiquei na dúvida. Dei uma olhada no google e os sites que eu encontrei também indicam a fórmula do RT com a constante 0,16. Fica a dica aí então.
Talvez algum professor do curso possa esclarecer melhor sobre o uso, ou não, da constante.

Quanto ao resto, o V é o volume (acho que vc não tem dúvidas quanto a isso) e o A e a área total de absorção.
Essa área é a soma de todos os elementos que você tem dentro da sua sala que estão absorvendo o som. O cálculo dela seria o somatório das áreas (S) de cada material vezes seu coeficiente de absorção (α). Assim: A = S1*α1 + S2*α2 + S3*α3 + ... + Sn*αn.
Vamos supor que vc tenha seu quarto aí, com paredes de alvenaria, forro de gesso, piso em madeira, porta em madeira e janela de vidro. Seu A vai ser o somatório da área de cada um desses elementos multiplicada pelo α de cada material aí. (Salvenaria*αalvenaria + Sgesso*αgesso + Smadeira*αmadeira... etc.)
E isso para cada frequencia que você deseja calcular o RT, pois o α varia com as frequencias.

Lembre-se que que para a parede da porta ou da janela, você tem que tirar a área desses elementos. Se você tem uma parede de 3x2,80 e nessa parede há uma porta de 0,70x2,10; a área para o cálculo da absorção da parede vai ser 3x2,80 – 0,70x2,10, pois esta área referente à porta é relativa ao coeficiente de absorção da madeira, não da alvenaria, entendeu?

Espero ter ajudado.

Autor:  murari [ 25 Jul 2011, 21:59 ]
Título:  Re: RT 60....

Muito obrigado Iara..valeu pela resposta ajudou muito...

Autor:  OmidBurgin [ 01 Set 2011, 01:32 ]
Título:  Re: RT 60....

Ótima explicação Iara! Só um detalhe sobre os slides: o que passávamos em aula era que o conceito de qualquer formula de reverberação é baseado em V/A, sendo sempre volume da sala dividido por a absorção da sala. Sendo, não se trata da formula, mas do conceito da reverberação e que isso aparece em todas as formulas de reverberação. A mais famosa é aquele do Sabin que vc citou e a formula completa seria:

RT60(xHz) = V*0.16 / A +mv

Observações:
1. A constante somente é 0.16 se você esta medindo em metros.
2. O +mv é somente para as oitavas mais agudas, de 2 e 4 KHz, o m sendo uma outra constante referente a absorção do ar e o v novamente o volume. Somente usamos este ajuste, quando temos grandes espaços, porque em técnicas pequenas seria irrelevante.

Abs, Omid.

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/