Recomendações para um projeto de Estúdio

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Recomendações para um projeto de Estúdio

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Pessoal,
Muitas das pessoas que nos procuram para fazer projetos de estúdios acabam chegando até nós após terem cumprido uma série de etapas que são fundamentais para que o estúdio seja um sucesso, mas acabam fazendo da forma errada.
Isso em geral acontece pela ansiedade em ter o estúdio pronto e acabam percebendo que necessitam da ajuda de um profissional quando já é tarde demais. Outras vezes isso ocorre para se "economizar" na execução, mas o que acaba acontecendo é que gasta-se duas vezes, para quebrar o que foi feito e recomeçar do zero. Sem contar o tempo a mais que o estúdio ficou parado sem funcionar.

Por esse motivo pensei em criar um tópico, baseado nos erros que tenho visto ao longo desses anos desenvolvendo projetos, algo que guiasse os interessados a construir um estúdio a seguir diretrizes que são fundamentais para seu planejamento.

1- Desenvolvimento do programa:
Escreva uma lista de todos os ambientes que você vai precisar, tanto as salas tratadas acusticamente como as da sua empresa, lembre-se que os músicos também sentem vontade de ir ao banheiro e uma recepção é fundamental, afinal alguém tem que receber os pagamentos e agendar o estúdio enquanto vocês estão em uma sessão de gravação.
2- Levantamento de área:
Verifique se a área que você possui é suficiente para o que pretende executar, nem sempre a reforma de uma casa sai mais barato que começar do zero. Lembrem-se também que espaços alugados podem ficar "pequenos" se a sua empresa crescer e quando resolver mudar é muito provável que pouca coisa seja reaproveitada, ou o custo de desmontar e adaptar a um novo local pode ser quase o preço de se fazer tudo novo.
3- Medição <strong>acústica</strong>:
No mínimo, verifique qual o tipo de tráfego das vias próximas de onde pretende construir seu estúdio, também é fundamental verificar se há tráfego aéreo. A escolha do local será determinante no custo final da <b>isolação</b> que deverá construir, essa é a parte mais cara e que nunca pode ser modificada ou reaproveitada depois de pronta.
4- Adoção de um conceito de <b>isolação</b>:
Pesquise muito, participe de foruns, a informação está muito fácil hoje na internet, tanto as corretas como as erradas, mas o importante é saber o que pode ser feito e o que funciona como <b>isolação</b>. Obviamente que num projeto o assunto é mais debatido até se chegar na melhor solução, o fundamental é que se tenha consciência de que <b>isolação</b> é tão fundamental quanto cara e poderá ser o diferencial do seu estúdio.
5- Lay-out:
Rabisque bastante suas idéias, compre uma trena e veja em sua casa quanto medem as coisas. Pela porta e corredores do estúdio passará muito equipamento, bateristas "fortes" e groupies agarradas aos músicos (quem sabe até duas). É importante que tudo "caiba" de maneira confortável, esse poderá ser outro diferencial do seu estúdio no mercado.
Além da funcionalidade dos espaços, o erro mais comum é levantar as paredes das salas sem se lembrar que o <b>tratamento acústico</b> de um estúdio começa por suas proporções, é fundamental se preocupar com as ondas estacionárias nesse momento, sob o risco de queimar seu nome no mercado antes de inaugurar o estúdio.
6- Profissionais:
Tanto para o projeto como para a execução, pesquise muito bem o profissional que pretende contratar, visite obras que tenha feito e procure saber qual a sua experiência na área. Um bom profissional lhe guiará nas melhores escolhas, isso determinará a qualidade final do estúdio que pretende construir.
Tenha sempre um projeto antes de qualquer execução, o projeto é um documento que garante a fidelidade entre o planejamento e a execução, é a garantia que profissionais diferentes orcem a mesma coisa, seu poder de barganha será maior nas negociações.
Se um eletricista não sabe por onde passar os conduítes, passará por onde achar conveniente, já pensou o ruído indesejável que isso poderá causar passar de forma errada pelo cabeamento de áudio?

Tenho certeza que considerando os tópicos que listei acima, antes de executar qualquer coisa, vocês perceberão como há detalhes a serem discutidos e observados, principalmente no momento de escolher o local para o estúdio.
O tempo usado no planejamento será a diferença no custo final do seu estúdio e a garantia de sua qualidade.

Mãos à obra!
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
amauripb
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mai 2009, 19:30

Re: Recomendações para um projeto de Estúdio

Mensagem por amauripb »

Luiz,

Estou lendo muita coisa na internet sobre construção de estúdio, e, as vezes, sem uma orientação é possivel perder o foi da meada. Uma pergunta simples e objetiva: Olhando apenas para a parede, esquecendo de todo o resto que é necessário ver como chão, teto, dimensões, etc etc etc, Qual parede vai trazer melhor resultado ?

Parede 1 - Bloco Estrutural Cimento aparente de 19cm, colada nela lã de rocha PSL32 de 5cm, espaço de 12cm, outra lã de rocha PSL32 de 5cm colada em outro bloco de 19cm. Resumindo 19+5+12+5+19=60cm de parede

ou

Parede 2 - Bloco Estrutural Cimento aparente de 9cm, espaço de 12cm, lã de rocha PSL32 de 5cm, colada nela Bloco de 9cm + outra lã de rocha PSL32 de 5cm colada + espaço de 12 + outro bloco de 9cm. Resumindo 9+12+5+9+5+12+9=61cm de parede

A idéia é construir uma pequena sala para ensaio, algo entre 15m2 (3x5m) e pretendo poder tocar a qualquer hora da madrugada. Se nenhuma dessas opções de parede for o ideal, como deve ser ?

Desde já obrigado,
Amauri
Responder