Página 1 de 1

Bateria em um apartamento

Enviado: 15 Set 2008, 11:35
por marcosthanus
Olá,

meu home fica em um apartamento e recentemente tivemos a idéia de botar uma bateria <strong>acústica</strong> na jogada. Estamos na Cobertura do prédio e o vizinho do lado é bem distante da sala onde está o estúdio. O maior problema, portanto, é o vizinho de baixo.

Gostaria de saber como isolar o som ao máximo, sem ter que fazer obras de alvenaria e de "levantar o chão" de modo a evitar que as vibrações sejam um problema.

Claro que estamos dispostos a não tocar bateria à noite para evitar maiores complicações.

grato,
Marcos

Re: Bateria em um apartamento

Enviado: 15 Set 2008, 19:10
por OmidBurgin
Ola Marcos

Uma solução que fique dentro das suas especificações é de construir um piso de madeira flutuante para a bateria. A maneira mais barta seria de usar 2-3 compensados de 20mm e colocar eles acima de pneus de bicicletas usadas, em posição deitada.

Isso deveria diminuir muito a vibração estrutura entre a bateria e o piso de desta forma diminuir o volume ouvido/sentido pelo vizinho.

O problema não esta ainda toda resolvida, porque o som da bateria vai se expandir pela sala toda e depois se transformar novamente em vibrações estruturais. Para diminuir este fator, você precise construir paredes e um teto daquele piso acima. Esta solução ajude também em ter um isolamento entre a bateria e o resto da banda, mas o som fique bastante prejudicado (dependendo do tamanho e volume do 'drum booth').

Abs,

Re: Bateria em um apartamento

Enviado: 15 Set 2008, 22:57
por Luiz Martinelli
Olá Marcos,
Já fizemos mais de uma vez esse tipo de projeto.
Não é algo "complicado", mas é algo bastante detalhado e que exige confiança na mão de obra que executará os serviços.
Como o Omid comentou acima, o conceito a ser aplicado é o de massa/mola/massa ou "box in a box" como também é conhecido. Consiste em criar uma caixa interna com piso, paredes e forro soltos em relação à sua alvenaria existente. Todos os contatos que houver deverão ser executados em materiais elásticos que absorverão a vibração transmitida e é esse o ponto principal do sistema, não passar as vibrações estruturais da caixa interna para a caixa externa.

Dificilmente você terá um bom resultado na sua <b>isolação</b> se não trabalhar dessa forma, imagine que em muito apartamentos o vizinho de baixo já se incomoda com ruído de passos, imagine um baterista mais "empolgado".

Abraço,

Re: Bateria em um apartamento

Enviado: 22 Set 2008, 20:29
por Dennis Zasnicoff
Uma outra solução provavelmente mais barata e não tão eficiente seria utilizar um tablado comercial, como aquele fornecido pela Vibrasom. Dependendo do nível de incômodo, pode resolver o problema. Talvez eles emprestem para um teste (?).

Verifique também toda e qualquer passagem de som entre a sua sala e os vizinhos: conduítes, aberturas no parede, ar-condicionado, frestas em portas e janelas... quanto mais seladas melhor, de preferência com materiais densos.

Abs

Re: Bateria em um apartamento

Enviado: 08 Abr 2009, 13:15
por super pri
Ma se eu estivesse no 2º andar com o problema bateria pra resolver, que medida 'caseira' eu poderia adotar para conter o o barulho tanto para o vizinho de baixo quanto para os demais? (a ideia do pneu + compensado é muuuuuuuuuuito boa!)