Página 1 de 1

Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 05 Set 2008, 20:52
por Glauber MC Studio
Olá eu novato de novo, peço a vocês que me ajudem e desde já agradeço.
Bom Tenho um <b>Home Studio</b> e ja to fazendo gravações. Gostaria de sber como devo fazer o tratamento da sala que tenho (3,5 x 2,5) pra questão da voz eliminar o reflexo da sala e qualquer tipo de <b>reverberação</b> que ta me dando um pouco de dor de kbça na <b>mixagem</b> da voz. Pensei tbm em isolar a sala mas como é pequena deixa pra depois... Vlw me ajudem Qual material devo usar, faixa de preço, pra mim no momento é indispensável custo benefício não disponho de muita verba. Desde já obrigado...

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 05 Set 2008, 21:17
por Luiz Martinelli
Fala Glauber!
Vamos por partes.
Você tem algum conhecimento de <strong>acústica</strong>?
É importante que calcule a área de todas as superfícies das paredes, portas, janelas, teto e piso. Com isso vai calcular o <b>tempo de reverberação</b> atual e projetar o tempo ideal com os materiais adequados. Consegue passar essas informações?

Abraço,

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 06 Set 2008, 12:01
por Glauber MC Studio
Olá Martinelli Muito obrigado pela ajuda!!!

Fala Glauber!
Vamos por partes.
Você tem algum conhecimento de <strong>acústica</strong>?

Na verdade naum conheço nada de <strong>acústica</strong> naum sei como fazer esse calculo, posso te dar todas as dimensões da sala, tambem posso te dizer que como a sala é pequena a resposta é bem rapida. mas é algo que tem me dado uma dorzinha de kbça pra mixar a voz colocar ambiancia e tudo mais. Eu estava pensando em colocar algumas placas absorvedoras em pontos estratégicos como nas paredes atras e dos lados onde o mic é capitado. E entaum.
Podem responder viu galera e dizer o que for preciso pra meus trabalhos andar pra um nivel prefissional... :D

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 08 Set 2008, 15:25
por Luiz Martinelli
Oi Glauber,
O legal é ir atrás de uma literatura para ter maiores noções de <strong>acústica</strong>, isso é algo que vai sempre te ajudar na hora de fazer seu estúdio, identificar um problema na sala em que trabalha e até resolve-lo.
O ideal é fazer um projeto, mesmo que seja simples, com algum profissional especializado ou com algum amigo que tenha mais noção.
Tem gente que acha caro um projeto, mas na minha opinião caro é fazer e refazer a sala até ela ficar boa. Além disso, você não faz <b>mixagem</b> grátis, ou mesmo as horas de estúdio são cobradas, se quer ter uma sala de qualidade você terá que gastar por alguém que lhe garanta que seu trabalho final sairá a contento.

Me passa a medida do pé direito da sua sala, vou tentar fazer um cálculo junto com você e dar umas dicas de como fazer um tratamento que satisfaça o que você precisa.

Já aviso de antemão para não se iludir, não será nada com cortiça ou isopor, que servem para muitas coisas, menos para contruir um estúdio razoável.

Abraço,

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 08 Set 2008, 19:56
por Dennis Zasnicoff
Glauber,

costumo observar os seguintes pontos em um projeto de <strong>acústica</strong>:

- Ruídos (fontes internas e externas, volume e característica - como diminuir, afastar do <b>microfone</b>, isolar)

- Primeiras reflexões (causam distorções) - procure absorver boa parte das reflexões primárias utilizando <b>absorvedores</b> nos pontos onde o som da fonte (instrumento, cantor, monitor) reflete e atinge o <b>microfone</b> (ou posição de audição no caso de monitoração). Para ajudar, procure afastar a fonte e o <b>microfone</b> das superfícies refletoras. Pense em paredes, teto, piso, console etc. Outra opção é "refletir as reflexões", jogando-as para longe do <b>microfone</b>, com a ajuda de painéis lisos.

- <b>reverberação</b>: o ideal é buscar um <b>tempo de reverberação</b> compatível com o tamanho e propósito da sala. Como estamos falando de uma sala técnica+estúdio integrado, de aproximadamente 9m2, acredito que você deva buscar um <b>RT60</b> de aproximadamente 0,4 segundos. O segredo está em controlar a <b>reverberação</b> em todas as oitavas, para um equilíbrio no espectro. Como sabe, absorver agudos é relativamente fácil. Para os graves, você deverá utilizar estruturas especialmente projetadas, que normalmente ocupam um bom espaço físico. Os absorverdores de membrana costumam ter melhor atuação nos cantos da sala.

- Modos ressonantes: as dimensões da sala favorecem o surgimento de ressonâncias que se traduzem em volumes mais altos ou mais baixos em algumas frequências, dependendo da posição da fonte, <b>microfone</b> e audição. A idéia é diminuir essas diferenças através da absorção de frequências problemáticas. Elas podem ser calculadas, assim como os seus <b>absorvedores</b>.

Se você se concentrar nesses 4 domínios, lembrando que mexer em um deles normalmente interfere nos outros, deverá ter um resultado satisfatório com bom custo benefício.

Abs!

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 09 Set 2008, 10:05
por Glauber MC Studio
Muito agradecido professores!!!

Então:
Martinelli - Oi Glauber,
O legal é ir atrás de uma literatura para ter maiores noções de <strong>acústica</strong>

- Você poderia me indicar alguma, bem interessante pra mim que estou iniciando???

Dennis - Muito boas as dicas, entaum:
Conversei com um amigo meu ele tem um pequeno estudio com tres salas perguntei a ele e ele foi lá em casa, ele entende de acustica e tal, a conclusão dele foi a seguinte.

Na questão dos reflexos ele designou mais ou menos alguns pontos onde eu teria que usar absorção, perguntei a ele se teria que forrar toda parede, ele disse que não que isso as vezes é ilusão, que eu preciso mesmo é resolver meu problema de acordo a necessidade e meu objetivo. Ele disse tambem que esses reflexos interferem muito na mix.
Quanto a <b>reverberação</b> ele disse pra usá-la a favor e não ficar brigando muito com ela, disse que apenas um basstrap no canto contrário mais vazio já ajudaria bastante. Ele disse tambem que no mais é criatividade e molejo pra driblar essas dificuldades, e que a cada trabalho terei alguma dificuldade pequena ou grande...

O que vc acha Dennis???

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 09 Set 2008, 11:18
por Dennis Zasnicoff
Olá Glauber, acho que você deveria tratar a sala o máximo possível.
É um dos melhores investimentos que você pode fazer no seu estúdio. Não necessariamente devemos aceitar os problemas e nos acostumarmos com ele, seus trabalhos ficarão prejudicados.

De fato não é preciso forrar todas as paredes, aliás nem é recomendado, pois acabará com uma sala bastante desequilibrada. Os pontos de reflexões primárias são os primeiros a receber absorção. Sim, eles interferem muito na monitoração.

Infelizmente não é tão simples quanto colocar um bass trap no canto oposto. Cada sala e cada situação pede um projeto diferente. Por isso faço medições acústicas antes e depois de cada projeto. A <b>reverberação</b> pode e deve ser bem controlada para não atrapalhar seus julgamentos na hora de gravar e mixar. Certamente existe um limite do que se pode atingir, pelas dimensões e espaço disponível na sala, mas o objetivo é caminhar cada vez mais para o ideal.

Abs

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 09 Set 2008, 14:56
por Glauber MC Studio
Vlw Professor!!! Muito obrigado!!!!

Minha missão aqui é aprender com vcs fica muito mais facil :D

Em relação a uma literatura boa qual você me indicaria, com um conteudo legal??? Não só sobre acustica mas de uma certa maneira, algo que eu preciso para trabalhar melhor.


Abs

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 10 Set 2008, 13:40
por Luiz Martinelli
Olá Glauber,
Sobre os livros, dê uma olhada nesse link: http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=108
é uma das discussões desse fórum sobre <strong>acústica</strong>. Porém, já lhe adianto que literatura especifica sobre estúdios é mais variada em inglês, no Brasil os livros tratam a <strong>acústica</strong> de forma genérica (o que não é de forma alguma menos interessante), o único especializado em estúdios é o do Sólon do Valle.

O Dennis passou por ótimos pontos que devem ser observados como diagnóstico e como objetivo na sua sala, é o que chamamos de "conceito". Você analisa a sala que possui e traça um objetivo final para ela baseado no que precisa corrigir para essa sala funcionar conforme o que pretende.

Partindo para a parte prática, é importante traçar o perfil da sua sala com relação às ondas estacionárias e ao <b>tempo de reverberação</b> atual dela, que pode ser sem <b>tratamento acústico</b> ou com algum tratamento que você usa hoje e que ainda não te satisfez plenamente.
Esse diagnostico é feito mais precisamente com uma medição, mas mesmo com ela é fundamental ter esses dados matematicamente numa planilha para compará-los depois, pois é no cálculo que você estabelecerá quais peças acústicas utilizar, a quantidade e os materiais envolvidos.

As ondas estacionárias sempre dependerão das proporções da sua sala, é sempre a parte mais crítica a resolver, pois a análise pode indicar que você tenha que aumentar alguma medida da sala (muito complicado na maioria dos casos) ou diminuir alguma medida (mais simples).

O <b>tempo de reverberação</b> deverá ser equilibrado em altas, médias e baixas frequencias, por isso não existe uma "receita pronta" para todos os estúdios, cada caso é um caso e depende fundamentalmente do volume interno da sua sala e as áreas de superfície de paredes, piso, teto, janelas e portas que você tem nela.

Isso pode parecer complicado, mas no fundo só torna cada sala algo personalizado que deve ser tratado individualmente dentro de suas características e de acordo com o seu uso final. O que é interessante para destacar seu trabalho da concorrência, uma <b>mixagem</b> feita numa sala com boa reprodução com certeza carregará essa qualidade depois de pronta.

É por isso que sempre insistimos que a infraestrutura do seu estúdio (<b>isolação</b>, <b>tratamento acústico</b> e elétrica) e seu conhecimento é sempre seu melhor investimento. Isso ficará pra sempre lá e define de antemão a qualidade do seu trabalho.
Equipamento é muito importante também, mas se a sua sala tiver uma péssima reprodução, é assim que escutará seu trabalho, mesmo com o melhor equipamento. Além disso, a cada ano seu equipamento ou software pode se tornar obsoleto, mas sua sala continuará com a mesma qualidade.

Se tiver dúvida com relação a algum termo que eu usei, consulte nossa audiopédia.
Como para o termo "onda estacionária" http://audiopedia.com.br/index.php?titl ... n%C3%A1ria

Abraço,

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 10 Set 2008, 17:19
por Glauber MC Studio
Valew Professor.

Tomarei o que disse e farei varios estudos de como fazer esse tratamento eu conheço o dono de um estudio aqui chamado Groovin Tracks que tem filiais em outros estados ele tem bastante conhecimento, e poderá me ajudar nessa questão.

Em relação a equipamento X sala + conhecimento. Realmente nós que estamos começando achamos que precisamos materiais bons acima de tudo, vc tem razão as vezes um equipamento razoável com muito conhecimento associado a uma ótima sala faz a diferença vlw.
Desde já ta icluso em meu planos Fazer um curso na OMID, agora minha realidade naum permite mas futuramente farei sim.
Vlw cara pela ajuda

abs

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 10 Set 2008, 18:36
por Luiz Martinelli
Olá Glauber,
Lembre-se que é isso que você gosta de fazer da vida, sua dedicação não será para subir de posto num emprego maçante onde na segunda-feira você não vê a hora de chegar a sexta.
Quanto mais conhecimento você tem da sua área, melhor a qualidade do seu trabalho, seja curioso e pesquise bastante sobre o assunto, você pode ser o próximo a esclarecer a dúvida de alguém aqui no fórum.

Se tiver mais dúvidas escreva.

Abraço,

Re: Como fazer o tratamento da sala

Enviado: 11 Set 2008, 09:46
por Glauber MC Studio
:wink: Essa galera manda bem mesmo né???

Vlw abs a todos...
Eu fico muito agradecido