Página 1 de 1

Calibrando monitores de referencia.

Enviado: 01 Abr 2008, 13:02
por Gabriel Gavinelli
Caros senhores...

Durante muito tempo, mixei muisicas aqui em meu home-studio utlizando monitores convencionais de uma aparelho de som que tenho aqui. Porem no final do ano tive a oportunidade e comprei um par de monitores de referncia ( Alesis MKII) que sao muito superiores. Porem, naum consigo calibra-los de uma maneira que consiga sentir o volume real da musica e meus trabalhos perderam qualidade! Ha uma maneira de testa-loo, ou de calibra-los em termos de volume e equilibrio dos monitores?? Grande abraco!

Re: Calibrando monitores de referencia.

Enviado: 01 Abr 2008, 15:21
por Dennis Zasnicoff
Olá Gabriel,

A calibragem dos monitores é um processo crítico e não tão simples.
Por isso merece atenção, conhecimento e dedicação para que possa aproveitar ao máximo sua sala e equipamentos.

Algumas regras básicas servem de base para a calibragem:

1. Quanto mais próximos os monitores do ouvinte, menor a influência da sala.
Se considerarmos os extremos:

i) de um lado você está tão próximo que parece que está usando fones de ouvido, e assim perde referência de palco sonoro, profundidade, espacialidade etc.
ii) por outro lado, você está tão distante que o som direto é relativamente fraco se comparado ao som indireto, e assim a <b>reverberação</b> é excessiva, os modos ressonantes prevalecem, a <strong>acústica</strong> da sala impõe fortemente suas características etc.

O segredo está em buscar uma distância intermediária, de acordo com a qualidade <strong>acústica</strong> da sala, espaço disponível, tamanho da mesa, distância das paredes etc.

2. Monitores próximos a superfícies refletoras tendem a causar sérios problemas na resposta de frequência. O efeito de "filtro pente" altera o que escutamos e pode ser minimizado mantendo-se os monitores o mais distante possível de paredes, forros e mesas, e/ou utilizando <b>absorvedores</b> neste locais

3. A monitoração deve ser feita em um nível sonoro adequado, em torno de 85dBC para um ruído rosa de RMS próximo de -12dBFS. Isso pode ser feito com a ajuda de um decibelímetro e entre outras coisas, previne problemas de perda de audição ao longo prazo e permite um melhor julgamento do equilíbrio tonal e outros aspectoa da <b>mixagem</b>, já que os ouvintes em média escutam neste nível sonoro.

Há testes acústicos específicos que podem ser feitos por um profissional para otimizar a resposta dos seus monitores. Os testes ajudarão no posicionamento, identificação dos limites e deficiências do monitor, problemas com cabos, diferenças de fases, etc.

Repare que o "volume" também está associado ao valor RMS do áudio monitorado.
Você precisa identificar em que nível médio (RMS) está trabalhando e ajustar os ganhos dos monitores de acordo, para que o SPL esteja em torno de 85dBC.

Por fim, vale comentar que é normal notarmos desconforto quando mudamos de monitores.
Nosso ouvido tende a se acostumar com um set-up e utilizá-lo como referência.
Com o tempo, você deverá se adpatar ao novo set-up e deixar de estranhar.

O teste final objetivo é fazer uma medição da curva de transferência da sala na posição do ouvinte. Subjetivamente, o melhor teste é escutar músicas de referência que você conheça bem, enquanto faz ajustes nos monitores.

Abs,