Calibrando monitores de referencia.

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Avatar do usuário
Gabriel Gavinelli
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Abr 2008, 12:25
Contato:

Calibrando monitores de referencia.

Mensagem por Gabriel Gavinelli »

Caros senhores...

Durante muito tempo, mixei muisicas aqui em meu home-studio utlizando monitores convencionais de uma aparelho de som que tenho aqui. Porem no final do ano tive a oportunidade e comprei um par de monitores de referncia ( Alesis MKII) que sao muito superiores. Porem, naum consigo calibra-los de uma maneira que consiga sentir o volume real da musica e meus trabalhos perderam qualidade! Ha uma maneira de testa-loo, ou de calibra-los em termos de volume e equilibrio dos monitores?? Grande abraco!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Calibrando monitores de referencia.

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Gabriel,

A calibragem dos monitores é um processo crítico e não tão simples.
Por isso merece atenção, conhecimento e dedicação para que possa aproveitar ao máximo sua sala e equipamentos.

Algumas regras básicas servem de base para a calibragem:

1. Quanto mais próximos os monitores do ouvinte, menor a influência da sala.
Se considerarmos os extremos:

i) de um lado você está tão próximo que parece que está usando fones de ouvido, e assim perde referência de palco sonoro, profundidade, espacialidade etc.
ii) por outro lado, você está tão distante que o som direto é relativamente fraco se comparado ao som indireto, e assim a <b>reverberação</b> é excessiva, os modos ressonantes prevalecem, a <strong>acústica</strong> da sala impõe fortemente suas características etc.

O segredo está em buscar uma distância intermediária, de acordo com a qualidade <strong>acústica</strong> da sala, espaço disponível, tamanho da mesa, distância das paredes etc.

2. Monitores próximos a superfícies refletoras tendem a causar sérios problemas na resposta de frequência. O efeito de "filtro pente" altera o que escutamos e pode ser minimizado mantendo-se os monitores o mais distante possível de paredes, forros e mesas, e/ou utilizando <b>absorvedores</b> neste locais

3. A monitoração deve ser feita em um nível sonoro adequado, em torno de 85dBC para um ruído rosa de RMS próximo de -12dBFS. Isso pode ser feito com a ajuda de um decibelímetro e entre outras coisas, previne problemas de perda de audição ao longo prazo e permite um melhor julgamento do equilíbrio tonal e outros aspectoa da <b>mixagem</b>, já que os ouvintes em média escutam neste nível sonoro.

Há testes acústicos específicos que podem ser feitos por um profissional para otimizar a resposta dos seus monitores. Os testes ajudarão no posicionamento, identificação dos limites e deficiências do monitor, problemas com cabos, diferenças de fases, etc.

Repare que o "volume" também está associado ao valor RMS do áudio monitorado.
Você precisa identificar em que nível médio (RMS) está trabalhando e ajustar os ganhos dos monitores de acordo, para que o SPL esteja em torno de 85dBC.

Por fim, vale comentar que é normal notarmos desconforto quando mudamos de monitores.
Nosso ouvido tende a se acostumar com um set-up e utilizá-lo como referência.
Com o tempo, você deverá se adpatar ao novo set-up e deixar de estranhar.

O teste final objetivo é fazer uma medição da curva de transferência da sala na posição do ouvinte. Subjetivamente, o melhor teste é escutar músicas de referência que você conheça bem, enquanto faz ajustes nos monitores.

Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder