[ 7 mensagens ] 

Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Acústica em Áudio e Studio Design (AEP110)

Autor Mensagem
 Título: Estúdio barato.
MensagemEnviado: 27 Mar 2008, 10:23 

Tenho uma sala de 3x3x2,8m e pretendo fazer isolamento e tratamento de som nela, usando os materiais mais baratos que existem, sei que esse nome não caminha junto com qualidade, eu gostaria de gravar apenas a vocais nessa sala, pois os instrumentos o apple e a motu seguram a bronca. :wink:
Bom, primeiramente irei tampar a janela com alvenaria e deixar o espaço do AC. Oque eu coloco em volta do AC?
Daí eu estava pensando em fazer um box in a box de compensado. Compensado é bom refletor? O que eu coloco entre a parede e o compensado? Floco de isopor segura o som? Alta ou baixa densidade?
Valeu pessoal, por hoje é só :D
Oran

Back to top

Título: Re: Estúdio barato.
MensagemEnviado: 31 Mar 2008, 12:04 

Olá Oran,
Na verdade um estúdio barato não significa um estúdio ruim, um estúdio bem planejado sempre será barato, caro é fazer duas vezes.
A idéia de se fazer um box in a box com compensado é uma solução bem inteligente, mas dependendo do seu caso não necessariamente é a mais barata. Faça um comparativo entre o material e a mão de obra necessários para se fazer um sistema em compensado e outro em alvenaria antes e veja qual dos dois é realmente o mais barato para que não haja surpresas durante a execução.

Ar condicionado tipo split high wall nunca será a melhor solução para um estúdio, principalmente pelo ruído que emite e pelos furos na parede, que nunca terão uma vedação exemplar. Como conhecemos o preço de um sistema mais completo e a realidade de muitos que estão começando com seus estúdios, fazemos algumas recomendações para o uso desse tipo de equipamento:
1- fixar a unidade interna na parede interna do box in a box sem contato com a parede externa
2- não fazer um furo direto entre as duas paredes. buscar fazer curvas e os menores furos possíveis para que não haja transmissão através deles
3- vedar todo e qualquer furo com material elástico
4- usar algum tipo de relê para garantir que o equipamento esteja desligado durante a gravação.

Mais sobre isolação no nosso tópico especial para o assunto, muitas dúvidas estão sendo discutidas por lá.

Com relação ao tratamento acústico, é fundamental lembrar que TODO MATERIAL É "ACÚSTICO", cada material, por mais básico, complexo, barato ou caro, possui características acústicas particulares e por esse motivo terá um uso seja para tratamento ou isolação. O fundamental é conhecer suas características e utiliza-lo em sua melhor aplicação, essas informações o fornecedor de qualidade lhe informará, se algum fornecedor não possuir ou não lhe fornecer o coeficiente de absorção ou transmissão de seu produto desconfie. Os dados de materiais básicos podem ser encontrados facilmente em em tabelas de cálculos, há muitas na internet e vale a pena pesquisar para se manter atualizado, prefira sempre os dados que possuam fonte confiável.

Daí em diante é cálculo e criatividade. Cada caso sempre será um caso e é importante interpretar os resultados e não apenas segui-los cegamente. Comece examinando a distribuição das ondas estacionárias da sala e só depois inicie o cálculo de tempo de reverberação com as áreas e volume final que decidiu usar para o seu estúdio.

Espero que minha resposta tenha esclarecido suas dúvidas.

Abraço,

http://audioacustica.com.br

Back to top

Título: Estúdio barato e modos ressonantes de ondas estacionárias
MensagemEnviado: 31 Mar 2008, 12:29 
Bronze

Oran, repare que sua sala é quase um cubo perfeito. Isso significa bastante reforço para algumas frequências e provavelmente um som bastante "colorido" e grave.
No seu projeto, procure distribuir o box interno (compensado, gesso etc.) de maneira a quebrar essa simetria e distribuir melhor os modos das ondas estacionárias.
Existem planilhas na Internet que podem te auxiliar a escolher as distâncias.
Usar angulações tbm pode ser uma boa idéia.

Quanto mais denso o material, maiores as chances de refletir os graves e modificar a distribuição dos modos.

Abs,

Back to top

MensagemEnviado: 13 Abr 2008, 11:58 

Oi Oran, Grande Dennis e Luiz. Nesse caso, devido a necessidade de gravar vozes na sala, acredito que possa ser usado o compensado para fazer o sistema de isolação "box in a box" mas não abriria mão de usar um recheio de lã de vidro densidade 20kg/m3 entre a parede e o compesado para garantir que não teria interferências externas de som na minha gravação e depois talvez ser até preciso refazer o sistema, No que se refere ao AC até usaria o split por ser barato e ter eficiência estética no interior da sala, além disso, pelo que pude enteder as gravações serão feitas Via Mid podendo assim desligar o AC nas gravação de voz, usaria a própria sobra da lã para cobrir o pequeno furo na parede que é feito na instalação do Ac e ainda passaria um silicone reforçando só pra garantir!
abraços a todos.

Back to top

MensagemEnviado: 20 Abr 2008, 10:46 

Olá Rogério,
Você está certo, quando executamos a caixa interna, seja lá com qual material, utilizamos uma camada intermediária com lã de rocha ou vidro. Porém, vou aproveitar a deixa para esclarecer alguns mitos.

A lã de vidro ou de rocha, ou mesmo qualquer outro material absorsivo, não possui boa qualidade isolante. Justamente pelo fato de absorver com muito facilidade qualquer frequência, principalmente as mais graves, que a atravessam, praticamente ignoram o material.

Posso entrar em detalhe num outro post, o importante agora é deixar claro que as lãs são utilizadas em sistemas de isolação, mas de outra forma.

Uma delas é entre as paredes que compõem o box-in-a-box, mas com o intuito de garantir que não haja contato entre esses materiais. Esse sistema também é conhecido como massa-mola-massa, pois prevê um material elástico entre essas camadas e é esse desacoplamento que permitirá que não haja transmissão física entre os materiais, potencializando sua isolação.
Veja bem, essa camada de lã irá de de alguma forma tirar energia do som que a atravessa, mas se compararmos com um material mais denso, essa redução é irrisória. Por isso sempre utilizamos lãs de baixa densidade nesses sistemas, elas são mais baratas.

Outro uso dos materiais absorsivos em sistemas de isolação é dentro das antecâmaras. Para os que desconhecem desse artifício, antecâmara nada mais é do que uma "ante-sala" em que se atravessa para entrar em algum ambiente acusticamente isolado. Isso potencializa ainda mais todo o sistema por não só criar uma barreira extra, mas por obrigar que se atravesse duas portas até chegar no ambiente, sem que haja uma invasão direta a uma sessão de gravação, por exemplo.
Aonde aparecem as lãs? Revestindo toda a área interna dessa Antecâmara, pois do contrário esse ambiente poderia se tornar uma câmara reverberante que amplificaria o ruído que a atravessasse.

Sobre usar a lã nos furos, observe que você está compactando o material, tornando-o mais denso. Na verdade está utilizando a propriedade elástica da lã para ocupar o espaço do buraco com pressão. Eu considero uma alternativa, mas eu partiria para silicones industriais, bostiques ou qualquer outro material elástico que possa ocupar esse espaço de maneira mais completa e acrescentando densidade.

Espero ter esclarecido as dúvidas de todos e instigado algumas outras!

http://audioacustica.com.br

Back to top

MensagemEnviado: 20 Abr 2008, 13:38 

Oi Amigos, Quero agradecer a explicação do Luiz sobre o real funcionamento da Lã de vidro no sistema de Isalação, assim que as dúvidas aparecerem pode deixar que estaremos aqui novamente. abração a todos da OMID.

Back to top

MensagemEnviado: 24 Ago 2010, 21:44 

galera gostei muito das suas dicas de estudio mais sou novo no asunto não quero incomodar a galera que ja vi que sabe do que ta falando

mais muita gente fala das famozas caixas de ovos

eu quero motar um estudio pra enssaio e futaramente pemssar em gravação [

mais atualmente so banda

eu tenho uma garagem que tem ums 5x4mts e altura de ums 3mt
to penssando em colocar uma camada de insopor é por sima uma de compessando e depois uma de caixa de ovo ou espuma caixa de ovo oq vcs me dizem por favor me aconcelhei

não aguento mais pagar pra enssaio e sem falar que minha banda tem percução que e super alta e não quero encomodar os vizinho

oque vcs me aconcelhão de barata epratico

des-de ja agradeço a galera

si possivel responder no meu e-mail [email protected]

Back to top

[ 7 mensagens ] 

Índice do fórum : Áudio & Acústica (Audio Engineering Program - AEP) : Acústica em Áudio e Studio Design (AEP110)