Ondas Sonoras

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
danilocasemiro
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2008, 10:47

Ondas Sonoras

Mensagem por danilocasemiro »

Olá pessual, Omid comecei a fazer curso ontem de audio e você explicou sobre ondas sonoras gostaria de saber onde eu posso achar material onde eu possa estudar sobre esse assunto aprofundamente. Se você puder me ajudar ficarei muito grato.
Obrigado, materemos contato, ja estou fazendo lição de casa fuçando o Forum, esta muito interessante
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Ondas Sonoras

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Danlo,

Seja bem-vindo à nossa Academia!
Aproveite o site do curso para trocar dúvidas com os outros alunos e professores.
Utilize tbm este fórum para colocar suas perguntas específicas.

Há bons livros (a maioria em inglês) sobre <strong>acústica</strong> que devem te ajudar a suplementar os estudos. Experimente o Master Handbook of Acoustics.
Há tbm vários applets e sites na Internet que você pode encontrar pelo Google.

É de fato muito importante solidificar estes conceitos iniciais para que seu aprendizado seja contínuo, gradual e aproveite bem as próximas aulas e cursos.
Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Ondas Sonoras

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Danilo,
Que bom que está curioso, esse é o primeiro passo para uma boa pesquisa.
Eu postei algumas indicações de livros em português sobre <strong>acústica</strong> em outro tópico, vale a pena dar uma conferida por lá: http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=108

Como o Dennis comentou, a literatura internacional é a mais completa, principalmente porque há material para casos específicos como estúdios e teatros. A literatura brasileira segue a escola de engenharia, o que de forma alguma é ruim, muito pelo contrário, deverá esclarecer muito bem suas dúvidas sobre ondas sonoras. É uma literatura que trata a <strong>acústica</strong> de forma bem generalizada e servirá para qualquer situação.

Continue contribuindo com o Fórum, lembre-se que suas dúvidas contribuirão para esclarecer as dúvidas de outros visitantes.

Abraço,
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Ondas Sonoras

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Danilo

Eu recomendaria uma leitura mais introdutória, para você. Netes caso tem alguns livros bons na lingua portuguesa:

1. Introdução à Fisica e Psicolfísica da Música
2. <strong>acústica</strong> Musical e Organologia
3. A <strong>acústica</strong> Musical em Palavras e Sons
4. Manual Prático de <strong>acústica</strong>

Eu recomendaria a leitura nesta ordem. Estes livros você acha facilmente nas livrarias principais ou sebos. Também pode achar eles nas bibliotecas da USP e UNESP.

Depois continuaria com as leituras que o Luiz e Dennis recomendou.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Yoko
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Nov 2007, 09:12
Localização: Curitiba

Re: Ondas Sonoras

Mensagem por Yoko »

Aproveitando o assunto sobre ondas, conceitualmente onda estacionária e modo são sinônimos?
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Ondas Sonoras

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Yoko,

De certa forma, são sinônimos.
Os modos são referentes às dimensões de uma sala e correspondem a ondas estacionárias nas mesmas frequências.

Porém existem ondas estacionárias em diversas outras situações, inclusive fora da área do áudio.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder