Frequencia de ressonancia Basstrap - absorvedor de membrana

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Avatar do usuário
aldogomesnatal
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Mar 2008, 00:13

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por aldogomesnatal »

Opa, fiz 3 cursos no omid mas infelizmente moro longe (Natal/RN) para fazer o curso completo de áudio por isso gostaria de saber se também devo calcular a distancia de um <b>absorvedor</b> de mebrana pegando a maior distancia em relação à parede e dividindo-a para se ter uma média, ja que ele formará um triangulo e a distancia não sera constante. E tambem gostaria de tirar a duvida na qual a frequencia ressonante pode variar não só pela densidade do material mas também pela distancia, como por exemplo; um painel com a massa em 0,400Kg/m2 a 15 cm de distancia atua em 244hz mas se eu diminuir a distancia em relação à parende em 10 cm em vez de 15cm a mesma placa vai atuar em 300hz, no caso será melhor pegar um material mais ou menos denso ou calcular a distancia????
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Aldo

Bem vindo ao forum! Gostaria muito estar em Natal tb!

Vou responder primeiro a segunda pergunta, referente a mudança de distancia da parede para o painel de absorção. Para atingir a freqüência certa que vc quer o basstrap trabalhar, vc pode mudar dois aspectos:

1. a massa de superfície do material ou
2. a distancia do material para a parede.

Isso esta refletido na formula, aonde vc encontre a distancia (d) e massa de superfície (m), abaixa da linha de divisão. Respondendo: Sim, é isso que vc faz! Vc mude a distancia do painel até atingir a freqüência certa ou, se vc esta com a distancia restrita, vc modifique o peso do material, substituindo para outro ou mudando a espessura dele.

Segunda pergunta, referente distancias diferentes (triangulo equilateral):

Quando vc coloque o basstrap no canto, vc tem varias distancias para a parede. Isso dificulta a calcular a freqüência de ressonância, mas vc poderia pegar a media como ponto de referencia, como vc mesmo sugeriu. O que observamos nos nossos projetos é, que o basstrap se absorve as freqüências mais abrangente, sendo a banda de atuação acaba sendo aumentada. O basstrap no canto é sempre bem vindo, por dois motivos:

1. no canto vc encontre os ventre de pressão das ondas estacionarias.
2. com distancias variáveis, vc acaba atuando em banda maior e desta forma atingi com mais certeza uma das freqüências das ondas estacionarias. É por isso que os Basstraps de canto sao tao populares em homestudios, pq mesmo nao calculando eles, a chance de funcionar é garantido.

Espero que isso ajudou. Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
aldogomesnatal
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Mar 2008, 00:13

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por aldogomesnatal »

Valeu Omid pela resposta, me tirou uma dúvida muito grande. fiz os cálculos e quanto mais a distancia diminui mais as frequencias sobem e isso era o que eu estava procurando um "Q" grande . Espero em breve estar aí novamente para aprender mais e mais.
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Aldo,
Lembre-se que mesmo um basstrap absorve outras frequências além da calculada, pois todo material absorve cada frequência de alguma forma.
É isso que vemos num ensaio acústico onde obtemos o coeficiente de absorção. Porém, isso só é possível num ensaio, numa situação de laboratório.
O que calculamos é sempre a frequência de maior absorção. Um professor meu me passou a seguinte sugestão para encontrar os valores das demais frequências:
F0/2 α = 0,35
F0 α = 0,50
F0x2 α = 0,30
F0x4 α = 0,15
F0x8 α = 0,08
F0x16 α = 0,07

Sendo F0 = a frequência que você deseja absorver.
Se for, por exemplo, 125Hz, temos que:
F0/2 = 63Hz
F0x2 = 250Hz
F0x4 = 500Hz
F0x8 = 1000Hz
F0x16 = 2000Hz

Sem dúvida não é o mesmo que obter os cálculos num ensaio, mas isso te ajuda a visualizar melhor o efeito do seu <b>absorvedor de membrana</b> e a considerar sua influência em outras frequências.

Abraço,
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Avatar do usuário
aldogomesnatal
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Mar 2008, 00:13

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por aldogomesnatal »

Obrigado Luiz, assim as coisas ficam mais fáceis. valew Mesmo.
Avatar do usuário
Yoko
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Nov 2007, 09:12
Localização: Curitiba

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Yoko »

Estou lendo sobre <b>absorvedores</b> e difusores e acho que encontrei uma das respostas entre tantas dúvidas que tenho.
A atuação do <b>absorvedor</b> poroso dentro do <b>absorvedor de membrana</b> se deve na diminuição da velocidade do som - pelo fato desse meio de propagação ser menos denso - e, consequentemente, na dimimuição da frequência de ressonância. É isso?
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Yoko,

O material poroso funciona assim mesmo, é por isso que ele maior eficiência nos agudos - pois as ondas são pequenas e "cabem" numa pequena espessura de material. Há grandes variações de velocidade neste pequeno espaço.

É por isso também que os <b>absorvedores</b> porosos tem maior eficiência em médios e graves quando afastados da parede, onde há maior velocidade do ar e menor pressão.

Sobre seu comentário, a frequência de ressonância não diminue necessariamente.
Ela varia, sim, pois o conjunto membrana+poroso passa a atuar em uma banda maior. É como se o "Q" do <b>absorvedor</b> (filtro) diminuísse (banda alargada).

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
aldogomesnatal
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Mar 2008, 00:13

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por aldogomesnatal »

Dennis, e qual material poroso vc indicaria??, tipo assim, o mais versátil para se utilizar ???(material e espessura)
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Lã de Rocha e Lã de Vidro (diferença sonora sutil mas existente) com tecido ortofônico protetor ou mesmo as espumas comerciais, tipo SONEX, que são mais fáceis de se trabalhar, porém menos versáteis.
Quanta mais espessa, maior a banda de atuação (dos extremos agudos para os médios).

Cuidado com o exagero de porosos na sala !

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Aldo,
As lãs, fibras e espumas possuem composição, densidade e espessuras diferentes, por esse motivo cada uma irá se comportar de uma forma e também por isso é interessante usar material que tenha sido ensaiado em laboratório para conhecer seu coeficiente de absorção correto, como comentei lá atrás.
Na verdade, quando você faz o estudo do <b>tempo de reverberação</b> do seu estúdio, acaba descobrindo quais frequencias precisa absorver mais ou menos, isso é sempre em função das dimensões e volume da sua sala, é esse diagnóstico que lhe indicará qual material utilizar.
Tenho certeza de que ao começar a fazer cálculos, perceberá que as frequencias mais baixas são as mais críticas de se tratar, e é por esse motivo que evito usar em meus projetos espumas ou lãs e fibras de baixa densidade, seus coeficientes de absorção são mais altos nas frequecias altas, e o seu uso em excesso desequilibra a sala.
Isso não significa que esses materiais não são bons ou não tenham utilidade, muito pelo contrário, mas você deve seguir o seu diagnóstico ao invés das soluções prontas que são vendidas por aí, é a sua sala quem dirá qual o material mais adequado a ser utilizado.

Abraço!
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
Avatar do usuário
Edson Borth
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jul 2008, 03:01
Localização: Curitiba

Re: Lã de vidro atrás do <b><b>absorvedor</b> de membrana</b>

Mensagem por Edson Borth »

Holla Luiz, tudo bem?
Sou novo aqui no site, e gostaria de saber se vc poderia me dar uma dica de como construir um <b>absorvedor de membrana</b>. seria possivel?
pensei em utilizar MDF de 10mm, e possivel utilizar esse material? seria como construir uma caixa de sapato de madeira? vedada para o ar nao sair? e dentro entao colocar uma camada em uma das paredes de la de vidro ou rocha? qual seria a densidade adequada dessa la? como chegar por exemplo num que trabalhe na frequencia de 110 HZ, que e uma das frequencias que tenho problema?
tenho problemas na minha sala de 90 HZ ate uns 150 Hz, e ja estou utilizando 9 paineis de 4" de la de rocha de densidade 64, de 120cm por 60cm. pensei em colocar os <b>absorvedores</b> na parede do fundo, onde nao ha nada ainda, pra funcionarem como difusores tb alem de trabalhar nas frequencias que falei, pois existe um buraco nessa regiao de frequencias na sala no ponto de audição...

outra pergunta sobre os traps de 4" que construi: eu utilizei em alguns deles um tecido pelo qual o ar passa com certa facilidade, e em alguns utilizei um tecido igual ao que se usa pra fazer cadeiras de jardim, e um tecido a prova d'agua, e o ar nao passa, sera que mesmo esses traps que estao com esse tecido estao funcionando corretamente? pois li que o tecido somente influencia na absorçao ou nao de frequencias mais altas, e as frequencias baixas continuariam a ser absorvidas pelo basstrap, ou estou enganado, e todos devem ser feitos com tecido pelo qual o ar passa?

ficarei muito grato se vc ou alguem do site puder me ajudar no meu caso,
obrigado
Obrigado pela atenção

Edson Borth
Avatar do usuário
Edson Borth
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jul 2008, 03:01
Localização: Curitiba

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Edson Borth »

Holla Omid, tudo bem?
Sou novo aqui no forum, e como estou precisando resolver problemas na minha sala em torno de 100Hz, mais especificamente enter 90 e 150 Hz, encontrei esse forum sobre os
<b>absorvedores</b> de membrana, e gostaria de construi-los. Vc nos da a formula de 1900 dividido pela raiz da massa vezes a distancia da parede e(em mm) certo? pois minhas duvidas com relação a isso seriam:
esse calculo serve somente para paineis de 1m²? se a resposta for sim, existe alguma formula entao que eu possa utilizar para saber a frequencia de um painel de diferentes dimensoes? 50cm x 50cm, por exemplo? ou outras medidas, para chegar a diferentes tamanhos e frequencias?
...e nao seria preciso levar em consideração a massa dos lados desse <b>absorvedor</b>?
Obrigado...e parabens por esse site, foi realmente o melhor que encontrei...e onde pude realmente entrar em contato com gente que sabe o que fala...
Obrigado pela atenção

Edson Borth
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson,

A "massa" nesta fórmula é não verdade a "densidade superficial". Talvez não esteja muioto claro no tópico.
Ou seja, é o peso da membrana com dimesão de um metro quadrado.

Assim, espessura, peso, tamanho - tudo está considerado na fórmula.

Ajudou?

Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Edson Borth
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jul 2008, 03:01
Localização: Curitiba

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Edson Borth »

Ok Dennis veja se entendi bem:
Eu peso 1 m² do material, sendo MDF ou compensado, e com isso terei o valor da massa, em kg/m².
Coloco esse valor na formula que tera como outra variante o valor da distancia, certo? e com isso ja terei a frequencia do <b>absorvedor</b>. Ou seja, o tamanho do <b>absorvedor</b> so ira influenciar na area de atuaçao do mesmo na sala, se for de 1m², abrangera uma area maior obviamente do que um de 0,5m². entao, a distancia da parede, junto com o valor da massa do material e que definirao a frequencia em que atuara esse <b>absorvedor</b>, e as laterias do <b>absorvedor</b> e a parte traseira, que ficara encostada na parede, nao influenciarao nos calculos, ou melhor, ja estao embutidos nos calculos, certo? Essas partes servirao entao somente para dar sustentaçao ao <b>absorvedor</b>, e como deve ser bem lacrado, o ar de dentro tera papel fundamental na sua atuaçao...
e isso mesmo?
O que vc acha que seria melhor entao no caso dos problemas entre 90 e 150 HZ? fazer um <b>absorvedor</b> de 1m² em + ou - 100 Hz ou 120 HZ, ou fazer mais <b>absorvedores</b> de 0,5m² em diferentes frequencias e espalha-los pela sala, eu os imaginei na parede de tras do ponto de audiçao...qual seria sua dica?
Ou vc acha que em vez disso tudo, seria melhor fazer <b>absorvedores</b> de banda larga, pra atingir uma faixa maior de frequencias da sala?
valeu...
Obrigado pela atenção

Edson Borth
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson, eu começaria com abosorvedores grandes, de banda mais larga, em torno da região problemática. Devem funcionar bem no sentido dos monitores, a parede de trás é uma boa posição.

Quanto mais selado, melhor.
O abosrvedor funciona justamente porque a pressão nas paredes tem grande variação, alternando entre alta e baixa na frequência dos modos ressonantes.
Como o <b>absorvedor</b> foi projetado para vibrar neste mesma frequência E ESTÁ SELADO, o ar de dentro não consegue sair ou entrar rapidamente, forçando o movimento da membrana. Assim, a energia <strong>acústica</strong> é transformada em mecânica e a variação de pressão externa é atenuada. As laterais e a parte traseira são rígidas, portanto não influenciam na característica vibratória do <b>absorvedor</b>. Servem somente de estrutura e formação de cavidade de ar selada.

Abs !
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder