Olá murari. Realmente o RT, por ir ficando por último, acaba sendo mostrado meio corrido mesmo. Também senti isso na minha turma. Minha sorte é que eu já conhecia um pouco da teoria por ter estudado antes.
Olha, eu aprendi na universidade que a fórmula básica para o tempo de reverberação tem uma constante. No caso é RT = 0,16 V/A Dei uma olhada nos slides das aulas ali e realmente eles mostram só RT=V/A. Daí fiquei na dúvida. Dei uma olhada no google e os sites que eu encontrei também indicam a fórmula do RT com a constante 0,16. Fica a dica aí então. Talvez algum professor do curso possa esclarecer melhor sobre o uso, ou não, da constante.
Quanto ao resto, o V é o volume (acho que vc não tem dúvidas quanto a isso) e o A e a área total de absorção. Essa área é a soma de todos os elementos que você tem dentro da sua sala que estão absorvendo o som. O cálculo dela seria o somatório das áreas (S) de cada material vezes seu coeficiente de absorção (α). Assim: A = S1*α1 + S2*α2 + S3*α3 + ... + Sn*αn. Vamos supor que vc tenha seu quarto aí, com paredes de alvenaria, forro de gesso, piso em madeira, porta em madeira e janela de vidro. Seu A vai ser o somatório da área de cada um desses elementos multiplicada pelo α de cada material aí. (Salvenaria*αalvenaria + Sgesso*αgesso + Smadeira*αmadeira... etc.) E isso para cada frequencia que você deseja calcular o RT, pois o α varia com as frequencias.
Lembre-se que que para a parede da porta ou da janela, você tem que tirar a área desses elementos. Se você tem uma parede de 3x2,80 e nessa parede há uma porta de 0,70x2,10; a área para o cálculo da absorção da parede vai ser 3x2,80 – 0,70x2,10, pois esta área referente à porta é relativa ao coeficiente de absorção da madeira, não da alvenaria, entendeu?
Espero ter ajudado.
_________________ "the music is all around us, all you have to do is listen"
|