lançamento de cd

Imagem
Imagem
Imagem
Neste fórum você pode esclarecer dúvidas sobre Produção Executiva, como lançar um trabalho no mercado, procurar novos lugares para se apresentar, colocar o nome na mídia especializada, tocar nos festivais que acontecem por todo o Brasil, etc. e sobre Marketing Cultural, como Lei Rouanet.
Avatar do usuário
Magda Pucci
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Nov 2007, 18:43
Localização: Sao Paulo, Brasil
Contato:

lançamento de cd

Mensagem por Magda Pucci »

Ainda vale a pena lançar CD no mercado? Conte-nos sua experiência ou sua opinião sobre isso.
Magda Pucci
http://www.ethosprodutora.com.br
http://www.mawaca.com.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
Tiago Barizon
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Out 2007, 22:50
Localização: São Paulo
Contato:

Lançamento de cds

Mensagem por Tiago Barizon »

Ainda hoje, com a tal "crise do mercado fonográfico", eu acho que o cd continua sendo um marco na carreira de qualquer artista. Diante do mercado ainda é visto como o lançamento comercial de sua carreira. E é sem dúvida uma ferramenta para divulgação de seu trabalho. Mas mudou a relação comercial do artista com o produto "cd".

Os resultados financeiros e artísticos que o intérprete consegue trabalhando de forma independente 10.000 cópias pode ultrapassar o que geravam 100.000 cópias que eram trabalhadas por gravadoras, distribuidores, editoras, lojas e toda a cadeia de atravessadores que ganhavam em cima do trabalho musical. Vale lembrar que "independente" não quer dizer "amador", "pequeno" ou "de pouca penetração e importância".

Não é muito difícil para um artista que tenha uma agenda com shows constantes dar conta de uma tiragem pequena. É claro que não existe mais espaço para tiragens de 100.000 cópias, número até pequeno perto da prensagem dos grandes sucessos de artistas platinados. Mas com vendas em shows já dá para recuperar o investimento.

O cd também vai ser usado para contato com festivais, casas de shows, produtores de eventos, feiras, agências e em oportunidades de licenciamento.

Também acho que conta a favor do cd o fator de disseminação viral, menor que a alcançada pelo MP3 e vídeos nos "YouTubes" da vida. Mas um cd você colocar para os amigos ouvirem em uma reunião em casa, toca no carro quando vocês está dando carona para alguém.

Do ponto de vista estratégico, o cd ainda tem valor e penetração no que conta para a comunicação de uma banda. Gera pauta, oportunidades de apresentações, visibilidade.

Ao contrário do que muitos querem nos fazer acreditar, o cd não vai desaparecer. Seu mercado vai encolher e se fechar em nichos onde os artistas vão ter a chance de vender diretamente para aqueles que realmente se interessam, conseguindo com isso inclusive mais retorno do investimento feito.

Abs,
Tiago Barizon
Barizon Identidade Musical
http://www.barizon.net

Baritone Records
http://www.baritonerecords.com.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Ano passado lancei 3 CDs com 3 grupos distintos, distribuidos pela Tratore. Não conseguimos reaver o investimento tampouco temos tal expectativa.

Definitivamente, só vale a pena lançar se há um bom plano por trás, profissionais competentes trabalhando na divulgação e venda dos discos, q não foi o caso. Não dá pra ser ingênuo.
Gabriel Duarte
Responder