Onde registrar musica?

Imagem
Imagem
Imagem
Esclareça dúvidas sobre direitos autoriais, proprieadade intelectual, registro de de marcas, patentes, direitos autorais e conexos, direitos da personalidade (imagem, voz, privacidade), software e tecnologia.
Avatar do usuário
Anelys
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Out 2007, 00:26
Localização: São Paulo

Onde registrar musica?

Mensagem por Anelys »

Olá!!

Eu tenho algumas duvidas sobre registro de musica, que lugar é legal pra fazer isso? Como funciona?


Obrigada :)
Avatar do usuário
Guilherme Carboni
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2007, 16:49
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Onde registrar musica?

Mensagem por Guilherme Carboni »

Olá Anelys, tudo bem?
Pelo que estou entendendo, a sua dúvida refere-se à proteção da música por direitos autorais e onde deve ser feito o registro, não é? Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o direito autoral nasce independentemente de registro. No entanto, para uma melhor segurança dos seus direitos, pode-se registrar a música. Normalmente, registra-se a música no Conservatório Nacional do Rio de Janeiro. Mas, ela pode ser registrada em qualquer cartório de registro de títulos e documentos. Os efeitos são os mesmos, isto é, a intenção é a de comprovar que em uma determinada data, aquela música já havia sido criada por quem fez o registro.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Abs,
Guilherme Carboni
carboni@gcarboni.com.br
Guilherme Carboni– Advocacia
Direitos Intelectuais
carboni@gcarboni.com.br
http://www.gcarboni.com.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
Marcelo Monteiro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Onde registrar musica?

Mensagem por Marcelo Monteiro »

Guilherme,

Uma dúvida que tenho, sendo a letra protegida na BN é necessário também proteger o arranjo feito para a letra?
Ouvi dizer que gravar as músicas em um CD, enviar para seu própio endereço e manter a correspôndencia intacta, também serve como prova pois fica datado. Parece razoável, mas é válido em um processo? Abraço.
Marcelo Monteiro
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Onde registrar musica?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Grande Marcelo!

Acho que posso te ajudar nessa dúvida. Eu escrevi um artigo sobre este assunto há poucos dias, mas creio não posso colocar o link aqui.

Em todo caso, costumo encarar a questão sob dois pontos de vista: OBRAS e FONOGRAMAS. As obras são constituídas de música e letra e podem ter diversas interpretações e arranjos - ou seja, gravações = FONOGRAMAS.

Assim, o registro da BN (e outros semelhantes, inclusive seu próprio correio, email ou algo que te defenda numa disputa) refere-se à OBRA. Assim, o arranjo não é particularmente encarado como parte da obra. Obviamente, alguns aspectos básicos do arranjo, como: melodia, harmonia, baixo, camadas fundamentais - podem ser considerados essenciais e participantes da obra musical, uma vez que seriam executados em qualquer arranjo ou interpretação diferente.

Como o registro de OBRAS não é obrigatório por lei, cada autor tem a sua maneira e escolhe um processo diferente. Alguns enviam partituras, outros apenas possuem rabiscos em um guardanapo, outros gravam em casa a voz e o violão. Veja que qualquer um destes "registros", embora não oficiais, podem ser suficientes para provar a autoria e identificar uma música que tenha sido roubada, copiada, executada ou gravada sem autorização do autor/compositor.

No entanto, o ARRANJO costuma fazer parte de um FONOGRAMA. Ou seja, uma interpretação única da OBRA, gravada e creditada a um produtor fonográfico. Naturalmente, a produção do FONOGRAMA precisa ser autorizada pelo autor e/ou detentores dos direitos da OBRA.

Assim, respondendo sua pergunta, minha recomendação é gravar um FONOGRAMA da sua composição e registrá-lo através de uma associação como a ABRAMUS. Você irá gerar um código ISRC e terá sua interpretação/arranjo protegidos, inclusive contra fonogramas "plágio" que quase não alteram o arranjo e a interpretação. Isso tudo, claro, ALÉM de registrar sua OBRA, que como disse, pode acontecer de diversas maneiras e não é obrigatório por lei.

Espero ter ajudado! Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Marcelo Monteiro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Onde registrar musica?

Mensagem por Marcelo Monteiro »

Ajudou sim Dennis! Obrigado.
Marcelo Monteiro
svilem
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Abr 2010, 14:58

Re: Onde registrar musica?

Mensagem por svilem »

conheço um site de registro de música online:

http://www.registrarmusica.com.br

abraço
Responder