Mercado de trabalho

Imagem
Imagem
Imagem
Qual é a função da música no Filme, documentário e televisão? Quais são as maneiras de criar uma música original para qualquer meio visual e como interagir linguagem musical com a linguagem visual? Discuta aqui estética, terminologia, procedimentos e aspectos técnicos de Film Scoring, como click tracks, spotting, scoring embaixo de diálogo e narração, compor em tempo livre e o uso da superposição dos cues.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
Julian J. Ludwig
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Abr 2008, 23:56
Localização: Germany / Brazil
Contato:

Mercado de trabalho

Mensagem por Julian J. Ludwig »

Ola pessoal.

Por ser alemão, inúmeras vezes colegas me recomendaram ir trabalhar no exterior.

Eu gostaria de ouvir a opinião dos colegas sobre esse assunto delicado.

Realmente é necessário sair do brasil para ter uma carreira bem sucedida na composição de trilhas?

Vejo um mercado crescente no brasil e tenho a impressão que quem subir no barco agora poderá ter uma vida confortável no futuro.

Como anda esse mercado europeu?


Muito obrigado. :wink:
Um abraço
Ludwig
http://brazilianguitar.net
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Mercado de trabalho

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Julian, estive na Suíça no começo do ano e reparei que o cenário musical por lá é bastante similar ao nosso. Pelo menos em termos de negócios.

Os estúdios estão descobrindo novas maneiras de se manterem ativos.
Sobreviver puramente de gravações de artistas e bandas está difícil...

Muitos dos estúdios e profissionais estão buscando aproveitar os conhecimentos e infra-estrutura para fazer trabalhos em eventos (som e iluminação), gravação de lucuções e trilhas para publicidade, edição de vídeo e trilhas, modelo free-lancer para produtores e técnicos, enfim, tentando maximizar a utilização dos recursos.

O que faz muita diferença é o profissionalismo, alto grau de habilidade dos profissionais e trabalho orientado a prazos e metas. Acho que temos que buscar essa excelência no Brasil, cada vez mais.
E acredito que o caminho é uma formação sólida e senso de responsabilidade.
A internacionalização é muito rica e acho que devemos sempre buscar entender como funciona a produção musical fora do Brasil e nos compararmos, para buscar melhorias.

Eu tbm acredito que o cenário nacional está em crescimento.

Abraços,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Mercado de trabalho

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Julian

Eu entendo a sua colocação e acho que posso acrescentar algumas coisas. Eu sou de origem Suíço, mas, além da Suíça ja trabalhei em outros países Europeus e nos Estados Unidos. No final não importa tanto aonde você esta, mas no que nível de qualidade você trabalha.

No Brasil não falta trabalho, mas como o Dennis apontou, falta muito o profissionalismo que você espera la fora. Assim, se torna o trabalho aqui menos lucrativo, tendo que liderar com um grande desperdiço de tempo para garanti a qualidade ou aceitar produtos com qualidade inferior. A segunda opção é um caminho muito perigoso, porque leva ao amadorismo e a não-competividade num cenário internacional. Um outro fator brutal é que os impostos cobrados aqui são proibitivos de qualquer empreendimento, que não vise o lucro como a sua primeira meta.

Fora do Brasil depende muito aonde você se encontra. Se você esta no eixo de trabalho (Los Angeles, New York, Londres e Berlim) você vai se dar muito bem! O mais interessante de trabalhar neste eixo é a qualidade do trabalho, esp. referente as pessoas com quais você vai ter a oportunidade de trabalhar.

Hoje, com o avanço da globalização, nem precisa mais estar no eixo. Tem muitas pessoas saindo de la, levando o trabalho junto. O desafio é como entrar no eixo, sem estar presente...

Eu sempre acho uma boa idéia de sair do pais e trabalhar em outro lugar. Agora, não por não ter conseguido aqui no Brasil, mas para adquirir estas experiências de trabalho diferentes. Por isso encorajamos os nossos alunos de fazer um estagio de no mínimo um mes, em algum estúdio indicado por nos, como foi o caso do Dennis.

Espero que isso ajudou.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder