Trilhas sonoras com Samples

Imagem
Imagem
Imagem
Qual é a função da música no Filme, documentário e televisão? Quais são as maneiras de criar uma música original para qualquer meio visual e como interagir linguagem musical com a linguagem visual? Discuta aqui estética, terminologia, procedimentos e aspectos técnicos de Film Scoring, como click tracks, spotting, scoring embaixo de diálogo e narração, compor em tempo livre e o uso da superposição dos cues.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
tiagojanuario
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Nov 2007, 22:27
Localização: Santo André - SP
Contato:

Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por tiagojanuario »

OLá pessoal, criei esse topico para que possamos discutir, quais samples estão usando, na minha opinião apesar do vienna (vsl) ser uma coletania muito completa, acho a coleção do SONIC IMPLANTS SYMPHONIC ORCHESTRA muito boa tbm, apesar de ser bem mais leve.

Usei o Advanced Orchestra muito tempo, apesar de pecar nos VELOCITES, a qualidade é muito boa.

Ja de Software, acho que o GIGASTUDIO é a melhor opcão, pois é muito leve usado com o drive GSIF, ou rewire, se for tentar usar essas coleções em um sampler VST, acho muito limitado, pois 4, 5.. timbres ja pesa muito, mesmo com um processador Core Duo.

Bom, queria saber a opinião de vocês...

Um Abraço.
Tiago Januario

http://www.tiagojanuario.com.br

" A criatividade supera a técnica "
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Tiago

Copiei esta mensagem de uma resposta, que dei no Fórum de Composição:
Acabei de voltar de New York, aonde encontrei as cabeças da Viennese Symphonic Library! Passamos um dia trabalhando juntos num estúdio de Manhattan.

Eu fiquei impressionado com a qualidade do trabalho e a dedicação destes austríacos malucos! Passarem anos preparando este material!

Seria interessante investigar o Vienna Instruments User Interface, com qual vc pode criar transições entre timbres, mudando articulações e <b>dinâmicos</b>, etc. É incrível.

Quando tenho tempo vou conversar com eles de novo, pq eles prometeram que poderíamos conseguir copias para a <b>OMiD international audio academy</b>, para uso didático! Usaremos isso nas aulas de Composição Livre.

Eu considero o VSL superior a todos, incl. o GIGA. Mas, confesso que não tenho trabalhado com todas as possibilidades. Somente posso comparar o East-West e o VSL.

O que observei no meu trabalho é que tenho usados os samples que tenho familiaridade e uso de Libraries diferentes, dependendo do uso e da música.

Mas espero que outros podem contribuir mais para este tópico.

Grande abs.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
tiagojanuario
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Nov 2007, 22:27
Localização: Santo André - SP
Contato:

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por tiagojanuario »

Poxa Omid que legal, se a OMID INTERNATIONAL ACADEMY conseguir essa copia para uso didático, queria muito poder experimentar na escola, realmente o VSL é muito bom.

Eu também sempre procuro usar os timbres de acordo com a produção, as vezes até misturar coleções diferentes, só acho que o unico problema da VSL, é que vc tem que ter uma maquina, muito boa de configuração.

Bom, mudando um pouco de assunto, mas já que você sitou o giga no comentario, faz mais ou menos uma semana que decidi fazer um SAMPLE de acordeon, para usar em produções de musica sertaneja, pois esse tipo de instrumento você não encontra para comprar, até cheguei a encontrar alguns acordeons lá fora, mas os timbres eram muito característicos para produções de músicas daquela região, um exemplo disse era o ATACK, os acordeons, não tinham ATACK, o que exige muito aqui na produção de uma música sertaneja.

Então, ainda completei somente o primeiro registro do instrumento, para que ficasse o mais real possivel o que eu fiz, eu usei 6 Velocites, mas no último velocite em que você toca mais forte, eu gravei 3 áudios, usando o giga configurei para que ele nucna desse a mesma nota, sempre alternasse entre as 3 notas, outra coisa que ficou bem real também, é que gravei o som de quando o instrumentista tira o dedo da tecla do acordeon, é um som bem sutil, mas configurei da mesma maneira no giga.

Bom no final, achei que foi um resultado mais que satisfatório, se tivermos a oportunidade eu te mostro.

Inclusive, estou em produção de uma música sertaneja, assim que estiver pronta, eu posso estar postando isso.

Omid, um grande abraço.

Tiago Januario.
Tiago Januario

http://www.tiagojanuario.com.br

" A criatividade supera a técnica "
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Tiago

que legal! Fico feliz de ouvir estas noticias! A sua metodologia parece bem sistematica, que é muito importante para criar um banco de samples real. Acho que vc cobriu muito bem os diversos ataques, que é da a caracteristica ao som, ja que ai se encontram mais harmonicos e transientes.

Nao sei como vc resolveu possiveis transformações timbristicas do som, que é menos importante que os atacks, mas podem influenciar a qualidade dos seus samples.

Quando voce passar aqui, gostaria ouvir os seus samples!

Ja pensou de contatar EW ou VSL com o seu trabalho? Troca algumas ideias com eles!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
tiagojanuario
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Nov 2007, 22:27
Localização: Santo André - SP
Contato:

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por tiagojanuario »

Olá omid tudo bem?

Respondendo a sua pergunta, sempre tive muita vontade de entrar com um banco de samples no mercado, com uma coleção de instrumentos brasileiros, mas infelizmente tenho poucos contatos, e aqui no Brasil, esse mercado é muito fechado.

Há algum tempo também fiz um sample de uma VIOLA CAIPIRA, que é um dos instrumentos que eu amo, mas agora eu comprei uma VIOLA, eu estou começando a fazer um projeto novo para criar um SAMPLE DELA.

Bom, as aulas de produção começam dia 22, se a gente conseguir algum tempinho fora das aulas, eu gostaria de estar te mostrando tudo isso, Omid obrigado pela atenção.

Um grande abraço.
Tiago Januario

http://www.tiagojanuario.com.br

" A criatividade supera a técnica "
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Pessoal como vai!?

Tenho trabalhado em minhas trilhas, mixando gravações com reais com vários samples diferentes (pricipalmente EW Gold, etc.), também fazendo uso de sinths (do Reason por exemplo).
Gostaria de saber se vocês conhecem algum (bom) banco de samples de instrumentos de samba e pagode (na maioria percussão, como tantan, reco-reco, tamborim, repique, etc)? Eu preciso trabalhar em algumas trilhas, com esses ritmos, e seria muito útil (principalmente para ganhar tempo) não precisar sempre gravar os instrumentos reais.

Agradeço a atenção de vocês.

Grande abraço.

André R. Alves
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Trilhas sonoras com Samples

Mensagem por Martin Guderle »

Olá André.

Por enquanto eu conheço somente um ou dois bancos de timbres com ritmos brasileiros. Um deles é o Bom dia Brasil (discovery sound) o outro é da percussionworks que não é puramente brasileiro mas tem alguns ritmos brasileiros no meio.
Se você puder esperar um pouco daqui a alguns meses vai sair um banco de samples brasileiros bem completo produzido por nos.

Abs.
Martin Guderle
Professor da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Responder